De cabeça já raspada João Vitor, de 18 anos, calouro do curso de letras português/inglês, tentava se situar em meio a tantas novidades. “Estou bem animado para esse primeiro dia de aula e para conhecer meus novos colegas”, destacou o agora aluno da graduação.

Christian dos Santos, de 21 anos, acadêmico de zootecnia, faz parte de um outro perfil de aluno que também passa por grande expectativa: são aqueles que começaram as aulas durante a pandemia e fizeram o início do curso em EAD. “Eu tinha muita dificuldade de encontrar meus colegas. Na verdade só conheci alguns”.

[Colocar ALT]
Christian teve 1 ano de aula a distância (Foto: Nathália Alcântara)

De modo geral, neste primeiro dia, os alunos se mostraram bem animados. Além da programação específica preparada por cada unidade, serão realizadas ações de boas-vindas da Recepção Institucional, entre os dias 8 e 10 de março, a partir das 19h, no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo pela TV UFMS.

Programação

Na terça-feira (8), os estudantes vão conhecer a UFMS, sua infraestrutura, os gestores e os sistemas da de uma forma diferente. “Para isso pensamos em uma atividade bem bacana”, comenta o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza. “A programação será diferenciada e conduzida por três acadêmicos. A Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) produziu vários materiais impressos e audiovisuais institucionais com informações sobre a Cidade Universitária, os câmpus, além de todos os sistemas, utilizando para isso uma nova linguagem, moderna, renovada e contando, ainda, com a participação do nosso mascote Capi”, explica a diretora da Agecom, Rose Mara Pinheiro.

Abrindo a noite, os vencedores do Festival Universitário da Canção Vozmecê e Julio Ruschel feat. Aline Donatto realizam uma apresentação especial. Os estudantes também poderão interagir ao vivo durante toda a noite. Serão distribuídos também kits personalizados para os calouros contendo garrafa, boné e camiseta. “Todos nossos coletivos, que são as ligas acadêmicas, atléticas, grupos de Programa de Educação Tutorial, Iniciação Científica e à Docência, com a parceria da Agecom prepararam vídeos especiais para estimular o engajamento dos estudantes nas suas atividades”, diz Albert. “Os materiais foram produzidos para que cada movimento acadêmico da UFMS seja conhecido por todos”, complementa Rose.

Para quarta-feira (9) está programada uma Roda de Conversa com a participação de egressos e servidores mostrando a importância da UFMS na sua trajetória profissional e de vida. “Será uma conversa sobre os benefícios e os alicerces construídos pela Universidade em  nossas vidas. Os convidados também falarão sobre a importância da participação dos estudantes em todos os movimentos promovidos pela Instituição”, destaca a diretora da Agecom.

Participam da Roda de Conversa: a professora e coordenadora do Laboratório de Ecologia da Intervenção do Instituto de Biociências, Letícia Couto Garcia, o procurador-geral da UFMS, Felipe Augusto Rondon de Oliveira, o egresso do curso de Ciência da Computação, Marcelo Cintra. A jornalista da Agecom e graduada pelo curso de Jornalismo da UFMS e mestre pelo PPGCOM, Thayná Oliveira, fará a mediação e participará da conversa. Os estudantes já podem enviar as perguntas para o e-mail agecom@ufms.br.

Letícia é doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, com período sanduíche na Universidade da Austrália Ocidental e pós-doutorado pelo Centro de Referência em Informação Ambiental e ganhou, no ano passado, o prêmio Para mulheres na ciência na categoria Ciências da Vida, promovido pela L’Oréal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco/ONU.

Felipe é egresso do curso de Direito da UFMS, mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca, pós-graduado em Direito Internacional e pela PUC de Minas Gerais e Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Atualmente é procurador federal da Advocacia-Geral da União e, além da UFMS, já atuou como procurador-chefe no ICMBio na Amazônia.

Marcelo é mestre em Ciência da Computação pela Unicamp e possui PhD pela Universidade da Califórnia, atuando como professor em diversas instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul e outros estados. Também trabalhou como pesquisador na Inter Corporation e como engenheiro de software na Conexant Systems, New Relic, Snapchat e na startup Meemo, adquirida pela Coinbase, sediada em Saratoga – Califórnia, onde fica o Vale do Silício.

Thayná concluiu o Mestrado em Comunicação pela UFMS e atua na Agecom desde 2017, primeiro como estagiária e, após a conclusão do curso, em 2018, como jornalista na Agecom da UFMS, onde atualmente é chefe de reportagem.

Show

[Colocar ALT]
Alunos reunidos no 1º dia de aula nesta segunda-feira (7) (Foto: Nathália Alcântara)

Na noite de quinta-feira (10), está programado o show com o trio Hermanos Irmãos, formado por Márcio de Camillo, Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, amigos há mais de 30 anos. Criado em 2010, em seu trabalho, os músicos aliam o folk aos ritmos fronteiriços da polca paraguaia e da guarânia, resultando em um som híbrido, com influências da música pop, do rock, blues, MPB e jazz, sem esquecer dos arranjos vocais. O grupo utiliza principalmente instrumentos de cordas seus arranjos. Violões de nylon e aço, violão de 12 e contrabaixo, além de gaita de boca. O destaque fica para a viola caipira de dez cordas, tocada por Márcio De Camillo, adaptado à música folk e fronteiriça, criando possibilidades para a viola, produzindo uma nova sonoridade e inovando o instrumento com o uso de slide, por exemplo, adereço típico do blues.

O repertório é composto por trabalho autoral e canções de compositores como Jorge Drexler, Renato Teixeira, Almir Sater, Zé Geraldo, Geraldo Espíndola, Paulo Simões e Geraldo Roca. A canção Hermanos Irmãos, que batiza o trio, foi composta por Jerry, Márcio, Rodrigo com Rodrigo Sater, Paulo Simões e Geraldo Roca; marcando e comemorando a tradição das parcerias musicais no estado. Atualmente, o Hermanos Irmãos protagoniza um dos principais intercâmbios do Brasil com músicos de outros países da América do Sul.

“Não perca nenhuma dessas atividades! Acompanhe a programação e esteja conosco neste momento importante e tão aguardado por todos da nossa Universidade”, finaliza o pró-reitor.