Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar do sol, frio com mínimas de 11°C persiste pelo menos até domingo em MS

Frio em novembro pegou sul-mato-grossenses de surpresa; confira a previsão para os próximos dias
Fábio Oruê -
chuva tempo frio
Céu com nuvens em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

O sol vai predominar em nesta sexta-feira (4) e durante o fim de semana. Entretanto, o atípico que pegou todo mundo de surpresa vai persistir no Estado, pelo menos até domingo (6).

O tempo estável com sol e variação de nebulosidade é devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. O fenômeno favorece o tempo seco fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas ao amanhecer e, durante o dia, se elevem, podendo atingir até 33°C.

Também espera-se baixa umidade relativa do ar, com valores entre 15-35%, principalmente nas regiões pantaneira e norte do Estado. Por isso, a recomendação do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), é de beber bastante líquido.

Sexta-feira

A previsão indica tempo firme com sol e variação de nebulosidade. São esperadas temperaturas mínimas entre 11/14°C e máximas de até 25°C nas regiões sul e leste de MS. Na região norte, mínimas entre 14/17°C e máximas de até 29°C.

Em , mínima de 14°C e máxima de até 26°C. Além disso, espera-se umidade relativa do ar entre 20-35%, principalmente para a região centro-norte. Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante sudeste/leste, com rajadas de vento entre 40-60 Km/h.

Sábado

No sábado (5), o tempo deve ser estável, com sol e variação de nebulosidade. São esperadas temperaturas mínimas entre 11/14°C e máximas de até 28°C nas regiões sul e leste. No norte, mínimas entre 14/18°C e máximas de até 31°C.

Em Campo Grande, mínima de 13°C e máxima de até 28°C. Espera-se umidade relativa do ar entre 15-35%, principalmente para a região centro-norte de MS. Os ventos atuam do quadrante leste/sudeste, com rajadas de vento entre 40-60Km/h.

Domingo

A previsão indica tempo estável com sol e variação de nebulosidade, com temperaturas mínimas entre 13/15°C e máximas de até 28°C nas regiões sul e leste. Já na região norte, espera-se mínimas entre 16/19°C e máximas de até 33°C.

Na Capital, são esperadas temperatura mínima de 15°C e máxima de até 29°C, com umidade relativa baixa entre 15-35%, assim como nas regiões centro-norte. Em grande parte do Estado, os ventos sopram do quadrante leste/sudeste, com rajadas de vento entre 40-60 km/h.

Frio fora de época

O frio que chegou em Mato Grosso do Sul nesta semana é incomum para esta época do ano. Conforme o meteorologista do , Vinícius Sperling, fenômenos e fatores como a oscilação Antártica, o La Niña e a oscilação de Madden-Julian podem explicar a temperatura atípica.

“Essa oscilação [Antártica] se encontra na fase negativa. Isso faz com que o vórtice polar esteja enfraquecido e as massas polares escapem do polo em direção à América do Sul”, explica o profissional.

“Também há contribuição de outros fatores climáticas, por exemplo o La Niña e a oscilação de Madden-Julian. A fase que se encontra a oscilação de Madden-Julian esta proporcionando que essa massa de ar frio avance mais em direção à região norte do país, o que fez com que derrube as temperaturas praticamente no centro-sul do Brasil todo”, diz.

Quando deve chover?

Precipitações estão previstas, com acumulados superiores a 80 mm, com destaque para as regiões sul, leste, nordeste e norte de Mato Grosso do Sul. A tendência meteorológica indica retorno das chuvas no Estado a partir do dia 10 de novembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Defensoria consegue interditar clínica após jovem de 16 anos morrer e pede indenização de R$ 500 mil

Últimas Notícias

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa

Política

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Setores devem definir estratégias de negociação e reversão das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos