Apesar do sol, frio com mínimas de 11°C persiste pelo menos até domingo em MS
Frio em novembro pegou sul-mato-grossenses de surpresa; confira a previsão para os próximos dias
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O sol vai predominar em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (4) e durante o fim de semana. Entretanto, o frio atípico que pegou todo mundo de surpresa vai persistir no Estado, pelo menos até domingo (6).
O tempo estável com sol e variação de nebulosidade é devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. O fenômeno favorece o tempo seco fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas ao amanhecer e, durante o dia, se elevem, podendo atingir até 33°C.
Também espera-se baixa umidade relativa do ar, com valores entre 15-35%, principalmente nas regiões pantaneira e norte do Estado. Por isso, a recomendação do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), é de beber bastante líquido.
Sexta-feira
A previsão indica tempo firme com sol e variação de nebulosidade. São esperadas temperaturas mínimas entre 11/14°C e máximas de até 25°C nas regiões sul e leste de MS. Na região norte, mínimas entre 14/17°C e máximas de até 29°C.
Em Campo Grande, mínima de 14°C e máxima de até 26°C. Além disso, espera-se umidade relativa do ar entre 20-35%, principalmente para a região centro-norte. Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante sudeste/leste, com rajadas de vento entre 40-60 Km/h.
Sábado
No sábado (5), o tempo deve ser estável, com sol e variação de nebulosidade. São esperadas temperaturas mínimas entre 11/14°C e máximas de até 28°C nas regiões sul e leste. No norte, mínimas entre 14/18°C e máximas de até 31°C.
Em Campo Grande, mínima de 13°C e máxima de até 28°C. Espera-se umidade relativa do ar entre 15-35%, principalmente para a região centro-norte de MS. Os ventos atuam do quadrante leste/sudeste, com rajadas de vento entre 40-60Km/h.
Domingo
A previsão indica tempo estável com sol e variação de nebulosidade, com temperaturas mínimas entre 13/15°C e máximas de até 28°C nas regiões sul e leste. Já na região norte, espera-se mínimas entre 16/19°C e máximas de até 33°C.
Na Capital, são esperadas temperatura mínima de 15°C e máxima de até 29°C, com umidade relativa baixa entre 15-35%, assim como nas regiões centro-norte. Em grande parte do Estado, os ventos sopram do quadrante leste/sudeste, com rajadas de vento entre 40-60 km/h.
Frio fora de época
O frio que chegou em Mato Grosso do Sul nesta semana é incomum para esta época do ano. Conforme o meteorologista do Cemtec, Vinícius Sperling, fenômenos e fatores como a oscilação Antártica, o La Niña e a oscilação de Madden-Julian podem explicar a temperatura atípica.
“Essa oscilação [Antártica] se encontra na fase negativa. Isso faz com que o vórtice polar esteja enfraquecido e as massas polares escapem do polo em direção à América do Sul”, explica o profissional.
“Também há contribuição de outros fatores climáticas, por exemplo o La Niña e a oscilação de Madden-Julian. A fase que se encontra a oscilação de Madden-Julian esta proporcionando que essa massa de ar frio avance mais em direção à região norte do país, o que fez com que derrube as temperaturas praticamente no centro-sul do Brasil todo”, diz.
Quando deve chover?
Precipitações estão previstas, com acumulados superiores a 80 mm, com destaque para as regiões sul, leste, nordeste e norte de Mato Grosso do Sul. A tendência meteorológica indica retorno das chuvas no Estado a partir do dia 10 de novembro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.