Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar do sol, frio com mínimas de 11°C persiste pelo menos até domingo em MS

Frio em novembro pegou sul-mato-grossenses de surpresa; confira a previsão para os próximos dias
Fábio Oruê -
chuva tempo frio
Céu com nuvens em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

O sol vai predominar em nesta sexta-feira (4) e durante o fim de semana. Entretanto, o atípico que pegou todo mundo de surpresa vai persistir no Estado, pelo menos até domingo (6).

O tempo estável com sol e variação de nebulosidade é devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. O fenômeno favorece o tempo seco fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas ao amanhecer e, durante o dia, se elevem, podendo atingir até 33°C.

Também espera-se baixa umidade relativa do ar, com valores entre 15-35%, principalmente nas regiões pantaneira e norte do Estado. Por isso, a recomendação do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), é de beber bastante líquido.

Sexta-feira

A previsão indica tempo firme com sol e variação de nebulosidade. São esperadas temperaturas mínimas entre 11/14°C e máximas de até 25°C nas regiões sul e leste de MS. Na região norte, mínimas entre 14/17°C e máximas de até 29°C.

Em , mínima de 14°C e máxima de até 26°C. Além disso, espera-se umidade relativa do ar entre 20-35%, principalmente para a região centro-norte. Em grande parte do Estado, os atuam do quadrante sudeste/leste, com rajadas de vento entre 40-60 Km/h.

Sábado

No sábado (5), o tempo deve ser estável, com sol e variação de nebulosidade. São esperadas temperaturas mínimas entre 11/14°C e máximas de até 28°C nas regiões sul e leste. No norte, mínimas entre 14/18°C e máximas de até 31°C.

Em Campo Grande, mínima de 13°C e máxima de até 28°C. Espera-se umidade relativa do ar entre 15-35%, principalmente para a região centro-norte de MS. Os ventos atuam do quadrante leste/sudeste, com rajadas de vento entre 40-60Km/h.

Domingo

A previsão indica tempo estável com sol e variação de nebulosidade, com temperaturas mínimas entre 13/15°C e máximas de até 28°C nas regiões sul e leste. Já na região norte, espera-se mínimas entre 16/19°C e máximas de até 33°C.

Na Capital, são esperadas temperatura mínima de 15°C e máxima de até 29°C, com umidade relativa baixa entre 15-35%, assim como nas regiões centro-norte. Em grande parte do Estado, os ventos sopram do quadrante leste/sudeste, com rajadas de vento entre 40-60 km/h.

Frio fora de época

O frio que chegou em Mato Grosso do Sul nesta semana é incomum para esta época do ano. Conforme o meteorologista do Cemtec, Vinícius Sperling, fenômenos e fatores como a oscilação Antártica, o La Niña e a oscilação de Madden-Julian podem explicar a temperatura atípica.

“Essa oscilação [Antártica] se encontra na fase negativa. Isso faz com que o vórtice polar esteja enfraquecido e as massas polares escapem do polo em direção à América do Sul”, explica o profissional.

“Também há contribuição de outros fatores climáticas, por exemplo o La Niña e a oscilação de Madden-Julian. A fase que se encontra a oscilação de Madden-Julian esta proporcionando que essa massa de ar frio avance mais em direção à região norte do país, o que fez com que derrube as temperaturas praticamente no centro-sul do Brasil todo”, diz.

Quando deve chover?

Precipitações estão previstas, com acumulados superiores a 80 mm, com destaque para as regiões sul, leste, nordeste e norte de Mato Grosso do Sul. A tendência meteorológica indica retorno das chuvas no Estado a partir do dia 10 de novembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação da PF contra tráfico transnacional de drogas prende dois em MS

Deputado Antônio Rodrigues é expulso do PL por defender Moraes e criticar Trump

Time de Aquidauana anuncia jogador que defendeu Seleção Sub-20 para disputa da Série B

Nikolas Ferreira anuncia novo pedido de impeachment contra Moraes, após sanção dos EUA

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

riedel carne tratativas

Riedel aponta carne como produto mais sensível em taxação de Trump: ‘Dobro da celulose’

Últimas Notícias

Cotidiano

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem, após fogo atingir aterro no Noroeste 

Reunião entre moradores e representantes da Defesa Civil aconteceu na manhã desta quinta-feira (31)

Esportes

Grêmio Real e Grêmio Santo Antônio se enfrentam por liderança no Estadual Sub-20

Equipes de Campo Grande já estão garantidas na semifinal do Estadual, que vale vaga ao seu campeão para a Copa do Brasil Sub 20

Brasil

PR: Mulher morre e é encontrada com 26 iPhones presos no corpo

Jovem de 20 anos teve mau súbito e durante resgate os aparelhos foram encontrados

Cotidiano

Campo Grande apresenta tendência de longo prazo para crescimento de casos de SRAG

Dados são da última atualização do Boletim Infogripe, publicado pela Fiocruz nesta quinta-feira (31) com dados de 20 a 26 de julho