O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para todo nesta quarta-feira (8). As chuvas, moderadas e fortes, antecedem a chegada da frente fria pelo Estado, que devem começar a derrubar as temperaturas para mínimas de até 16°C.

O aviso inicia às 10h desta quarta-feira e tem a 0h de quinta-feira prevê que o volume de chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.

chegada frente fria
Alerta do (Foto: Reprodução)

Frente fria

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta que entre a noite desta quarta e quinta-feira, começam a formar áreas de instabilidades, com muitas nuvens e chuvas, em praticamente todo o Estado com probabilidade para chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente nas regiões centro-norte.

As instabilidades são causadas devido ao deslocamento de cavados. Para estes dias, estão previstas temperaturas mínimas de 13/16°C e máximas de 21°C nas regiões do Cone-sul e Sul-fronteira. Já nas regiões do Bolsão e norte, mínimas de 19°C e máximas de até 28°C. E na capital, mínimas de 17/19°C e máximas de 24°C.

Na sexta-feira (10) e no sábado (11), a frente fria avança pelo MS, causando queda acentuada das temperaturas no próximo fim de semana com previsão de temperaturas mínimas por volta dos 5 – 10°C entre domingo (12) e segunda-feira (13).