Após 9 meses sem consultas, médico vai a aldeia e acaba em delegacia após confusão com indígenas
Grupo indígena protesta em frente à delegacia e quer representar contra o médico
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após meses sem atendimento médico, os indígenas de quatro aldeias em Nioaque finalmente receberam um médico para realizar o serviço, nesta terça-feira (27). Porém, o que era para ser a salvação dos povos, acabou em confusão e o médico levado para a delegacia.
Segundo o vereador Sérgio Terena, de Nioaque, um médico foi designado pelo DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) para a aldeia Água Branca, após reunião com autoridades ligadas aos índios no MPF (Ministério Público Federal), em Campo Grande, a tarde de segunda-feira (26).
Porém, com uma fila de 11 indígenas, o médico atendeu 5 pacientes quando o problemas começou. “Ele começou a desrespeitar, agredindo mulheres, pacientes. Houve discussão calorosa”, contou Sérgio ao Jornal Midiamax.
A Polícia Militar foi acionada e o profissional de saúde está prestando depoimento na Delegacia de Polícia Civil de Nioaque. Um grupo de moradores da aldeia está na frente do local protestando enquanto aguardam para fazer uma representação contra o médico.
Saúde indígena precária
As aldeias Brejão, Água Branca, Taboquinha e Cabeceira, em Nioaque, estão há 9 meses sem médicos, há 2 sem dentista e há 4 semanas sem uma enfermeira padrão. Um grupo de 20 indígenas – entre representantes, caciques e autoridades – se reuniu no MPF (Ministério Público Federal) na segunda-feira.
Conforme representante do DSEI, Lucas Marot, são mais de 1,3 mil famílias nas 4 aldeias. Elas são dos povos Terena, Aty Guasu e Kinikinau. Caso a saúde das aldeias não foram ajustados, os indígenas pretendem protestar.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.