Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Ainda não é a hora’, pontuam profissionais da saúde sobre a suspensão do uso de máscara em ônibus

Município negou pedido do Consórcio Guaicurus para suspender obrigatoriedade do uso da máscara
Karina Campos -
ônibus
Máscara segue obrigatória nos . (Foto: Arquivo/Midiamax)

Tira ou põe a máscara? É uma recomendação ou ainda é obrigatório? Embora o cenário pós-pandêmico da covid, a pontuação legislativa quanto a dinâmica do uso da máscara continua em debate, como nesta sexta-feira (19), quando a Prefeitura de negou a da obrigatoriedade do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) em ônibus. Profissionais da saúde acreditam que ainda não é hora de deixar o uso do item de lado.

Poucos locais e setores de mantêm o uso da máscara obrigatório atualmente, levando em consideração a redução de casos e cronograma vacinal contra a Covid-19. Em março deste ano o Governo do Estado suspendeu a obrigação em todo território sul-mato-grossense, ou seja, o uso é recomendável e factual de decisão as prefeituras municipais. Em Campo Grande o uso é obrigatório em unidades de saúde, ônibus coletivos e instituições de longa permanência,

O enfermeiro e doutor em Infectologia Everton Lemos ressalta que ainda é cedo para deixar o uso obrigatório de lado, além disso, mesmo após um longo período de enfrentamento, ele acredita que o morador deveria ter mais conscientização sobre os autocuidados para evitar a contaminação.

“As doenças respiratórias, de uma forma geral, têm oscilação causada pelo tempo, por sazonalidades e etc. Campo Grande, por exemplo, tem baixas temperaturas em alguns momentos que expõe maior risco as pessoas que ficaram aglomeradas; o contato mais próximo aumenta as chances de infecção, por exemplo, da ou até a Covid-19. A obrigatoriedade em locais fechados, principalmente nos ônibus e transporte coletivo, a aglomeração expõe muito mais a população para o contato respiratório”.

Outro ponto que o profissional salienta é do retorno nos períodos de surto e aumento de casos. “Se mais para frente não seja obrigatório, que a gente parta para o princípio dos casos que tenham no Estado ou cidade. A população pode fazer uso de forma preventiva, assim fazer o uso de hábitos aprendidos na pandemia, como higienizar as mãos, independente de uma legislação vigente, se que cuidem”.

Edna Castro Coutinho, auditora fiscal de Vigilância Sanitária explica que há um estudo municipal para qualquer mudança referente ao assunto, pois as cidades têm autonomia para decidir decretos de regulação sanitária. Além de atuar durante as fiscalizações na pandemia, ela também acredita que ainda é cedo para deixar a obrigatoriedade.

“Com tantas variantes, com novas doenças surgindo é temeroso e preocupante abolir o uso dessa proteção. Enquanto vigilância sanitária pensamos que ainda não é o momento”

Máscara ônibus
Profissionais pontuam que EPI ainda é necessário (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Uso da máscara nos ônibus

O uso de máscaras no transporte coletivo de Campo Grande continuará obrigatório, conforme informou a Prefeitura Municipal, nesta sexta-feira (19), ao Jornal Midiamax. O Consórcio Guaicurus encaminhou, ontem (18), um ofício para a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande) pedindo o fim do uso do acessório nos ônibus sob a justificativa que há brigas entre jovens e idosos.

“Muitos jovens não usam e os idosos cobram, porque é obrigatório ainda. Aí gera um atrito já por causa da questão. O motorista precisa parar, intervir. Tem acontecido bastante”, disse na ocasião o gerente executivo do Consórcio, Robson Strengari.

Em resposta ao Midiamax, a Prefeitura reforçou ainda o uso de máscaras para grupos mais vulneráveis à contaminação de Covid-19.  “É recomendado também o uso para pessoas que fazem parte do chamado grupo de risco, como idosos e pessoas com comorbidades, bem aqueles que apresentam sintomas gripais”, informou o órgão.

As flexibilizações seguem gradualmente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) retirou a obrigatoriedade das máscaras em aeroportos e durante os voos no Brasil, os passageiros em Campo Grande dividem opiniões sobre o item de proteção individual. A proteção obrigatória foi implementada em dezembro de 2020, durante o auge da pandemia do coronavírus no Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Últimas Notícias

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma dass vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI