Acordo de liderança admite votação de projetos do Governo de MS em uma sessão

Três projetos serão votados em primeira e segunda discussão, com sessão extraordinária nesta quarta-feira (9)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Consultora Legislativa esteve em plenário para informar pedido de urgência
Consultora Legislativa esteve em plenário para informar pedido de urgência

Acordo de liderança aprovado durante sessão nesta quarta-feira (9) permitiu a avaliação em duas votações, ainda hoje, dos projetos de lei do Governo de Mato Grosso do Sul, que tratam sobre parcerias privadas realizadas pelo Estado.

A Consultora Legislativa, Ana Carolina Ali Garcia, está na sessão e explicou a necessidade de votação em regime de urgência. Disse que pelo feriado de Carnaval e com a sessão solene do Dia Internacional da Mulher, realizada na última terça-feira (8), o prazo de votação está apertado.

Isso porque, no próximo dia 16, será colocado pela Bolsa B3, em São Paulo, o leilão da Infovia Digital do Estado. Segundo Ana, é um legado para o Estado, a consolidação das parcerias com o privado participando com o Poder Público na infraestrutura. “São dois projetos que estão inter relacionados e se referem às parcerias por MS. O escritório de parcerias, vai atualizar a legislação relacionada às parcerias em geral, concessões, PPPs numa consolidação, modernização, garantia dos instrumentos formalizados pelo Estado”, explicou.

Ainda segundo a consultora, o projeto revoga normas desatualizadas e traz maior transparência na gestão dos contratos. A votação dos projetos acontece ainda hoje com sessão extraordinária para votação em primeira e segunda.

Será votado o Projeto de Lei 34/2022 que autoriza a  transferência de parcelas dos recursos financeiros oriundos da Lei Complementar Federal 176/2020, e do FPE (Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal), destinados a Mato Grosso do Sul, para o Fegap (Fundo Estadual Garantidor de Parcerias). Esse recurso será usado como contraprestação do Estado em contratos de parceria público-privada firmados no âmbito do PropMS.