Pular para o conteúdo
Cotidiano

Acadêmicos da UFMS ficam sem aulas a partir de quando? Confira o que já se sabe sobre greve

Professores da UFMS pedem 19,99% de reajuste salarial
Lucas Mamédio -
professores adufms
Faixa de paralisação na UFMS (Foto: Divulgação)

Visando pressionar o governo Federal para um salarial na casa dos dois dígitos, os professores da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) decidiram pela deflagração da greve nesta quarta-feira (18). Os termos da , no entanto, ainda vão ser decididos na próxima terça-feira (24), quando ocorre nova assembleia geral da categoria.

Segundo o presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), Marco Aurélio Stefanes, existem algumas variáveis que podem interferir na data de início da greve, mas se tudo continuar como está, sem proposta oficial do governo Federal, ela deve iniciar em junho.

Isso porque o intuito da paralisação é forçar a negociação com o Ministério da Economia antes do dia 1º de julho, data a partir da qual o governo fica impedido de conceder reajuste salarial a qualquer categoria por conta das eleições.

“Entre sexta (20) e sábado (21) vai haver o debate em âmbito nacional, e depois, na terça, vamos debater em nossa assembleia. Mas cabe a cada universidade decidir os termos da paralisação”, disse Marco Aurélio.

A categoria pede reajuste salarial de 19,99%. O governo Federal, segundo o presidente da Adufms, tem feito chegar a alguns representantes dos docentes a possibilidade de um reajuste de 5%, mas nada formal até o momento.

De acordo com a Adufms, a reivindicação faz parte de um movimento nacional, coordenado pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais). No dia 28 de abril, houve uma paralisação com aulas públicas em todas as unidades da Universidade. As aulas tiveram como objetivo explicar à comunidade acadêmica os motivos das reivindicações.

Os servidores federais não têm seu salário corrigido desde 2017. No entanto, o índice de 19,99% exigido se refere às perdas salariais ocorridas apenas durante o governo de Jair Bolsonaro, ou seja, desde janeiro de 2019.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa de Lucas de Lima fala em ‘perseguição’ do PDT ao rejeitar volta ao partido

Mato Grosso do Sul deve ganhar 665 novos reservatórios de água para atender famílias assentadas e quilombolas

avião

Monomotor faz pouso de emergência na BR-101 de Santa Catarina

Estudantes de Mato Grosso do Sul vão representar o país na maior feira de ciência do mundo 

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Petistas da CNB se reúnem em Campo Grande para definir apoio em eleição de diretório

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Após colisão, BMW vai parar em canteiro nos altos da Avenida Afonso Pena

Após bater e perder o controle, um veículo modelo BMW foi parar no canteiro da Avenida Afonso Pena, próximo à Vila Morena, espaço de eventos de Campo Grande. O acidente acontece no final da manhã deste sábado (5), e envolveu, aparentemente, dois veículos de luxo. Vídeo gravado por testemunhas, e divulgados em uma página de … Continued

Polícia

VÍDEO: Homem se pendura em poste para furtar fios de energia

Flagra foi registrado no bairro Guanandi II

Política

TJ-MS derruba decisão que rejeitava ação contra ex-prefeito e 11 ex-vereadores de Lada´rio

A apelação pede indenização de R$ 1 milhão; a ação popular tocada por advogado questionou verba indenizatória ofertada aos parlamentares

Cotidiano

Prefeitura de Dourados emite alerta de golpe com uso de brasão do município

Golpistas aplicam o Brasão do município de Dourados em anúncios pagos nas redes sociais oferecendo cursos de capacitação para o mercado de trabalho e até para atrair vítimas para apostas online