Acadêmica de psicologia ganha na Justiça direito de estudar em dois cursos na UFMS
Decisão determina que aluna pode começar novo curso antes de terminar outro na mesma universidade
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma acadêmica do curso de psicologia ganhou na Justiça Federal de Mato Grosso do Sul o direito de começar um novo curso antes de terminar outro na UFMS (Universidade Federal de MS). A decisão foi proferida na última quarta-feira (22), pelo juiz federal Yuri Guerzé Teixeira, da 2ª Vara Federal de Campo Grande.
Conforme o processo, a aluna argumentou que conseguia cursar as disciplinas, pois tinha compatibilidade de horário para estudar letras na mesma instituição. Para o juiz federal, “afastar entraves burocráticos a fim de permitir o acesso ao direito à educação superior é obrigação do administrador público e, consequentemente, do magistrado em sede de controle judicial da legalidade dos atos administrativos”.
A universidade havia impedido a aluna de ingressar na nova turma com base na Lei nº 12.089/09 que proíbe uma pessoa de ocupar duas vagas simultaneamente na mesma instituição de ensino superior. Uma nova matrícula, no curso de Letras, implicaria o cancelamento da anterior, em psicologia.
Em 2018, a aluna foi aprovada em primeiro lugar no Enem (Exame Nacional do Ensino Superior). Ela moveu ação judicial na qual apresentou histórico escolar que comprovava estar no último semestre de Psicologia, devendo apenas apresentar a monografia – TCC, e sustentou que não haveria incompatibilidade de horários. No mesmo ano, ela obteve, por liminar, o direito ao imediato ingresso no novo curso.
Na decisão, o magistrado confirmou a liminar e garantiu à autora a matrícula no curso de letras na UFMS, câmpus de Campo Grande, em vista da aprovação no Enem, independentemente de, no momento da matrícula, estar cursando o último semestre de Psicologia na mesma instituição.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.