Acadêmica de psicologia ganha na Justiça direito de estudar em dois cursos na UFMS
Decisão determina que aluna pode começar novo curso antes de terminar outro na mesma universidade
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma acadêmica do curso de psicologia ganhou na Justiça Federal de Mato Grosso do Sul o direito de começar um novo curso antes de terminar outro na UFMS (Universidade Federal de MS). A decisão foi proferida na última quarta-feira (22), pelo juiz federal Yuri Guerzé Teixeira, da 2ª Vara Federal de Campo Grande.
Conforme o processo, a aluna argumentou que conseguia cursar as disciplinas, pois tinha compatibilidade de horário para estudar letras na mesma instituição. Para o juiz federal, “afastar entraves burocráticos a fim de permitir o acesso ao direito à educação superior é obrigação do administrador público e, consequentemente, do magistrado em sede de controle judicial da legalidade dos atos administrativos”.
A universidade havia impedido a aluna de ingressar na nova turma com base na Lei nº 12.089/09 que proíbe uma pessoa de ocupar duas vagas simultaneamente na mesma instituição de ensino superior. Uma nova matrícula, no curso de Letras, implicaria o cancelamento da anterior, em psicologia.
Em 2018, a aluna foi aprovada em primeiro lugar no Enem (Exame Nacional do Ensino Superior). Ela moveu ação judicial na qual apresentou histórico escolar que comprovava estar no último semestre de Psicologia, devendo apenas apresentar a monografia – TCC, e sustentou que não haveria incompatibilidade de horários. No mesmo ano, ela obteve, por liminar, o direito ao imediato ingresso no novo curso.
Na decisão, o magistrado confirmou a liminar e garantiu à autora a matrícula no curso de letras na UFMS, câmpus de Campo Grande, em vista da aprovação no Enem, independentemente de, no momento da matrícula, estar cursando o último semestre de Psicologia na mesma instituição.
Notícias mais lidas agora
- Investigador diz que padrasto de Sophia chegou a dormir na viatura ao ser preso: ‘Nunca vi isso’
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Mãe de Christian chora durante julgamento ao relembrar dia em que Stephanie agrediu Sophia em sua casa
Luciana relembrou confraternização ocorrida em sua casa em um domingo, quando Stephanie teria agredido Sophia após a criança se recusar a comer
Projeto leva cursos gratuitos para bairros em Campo Grande
Projeto tem o objetivo de atender os jovens nos bairros e assim facilitar acesso aos cursos online, gratuitamente
Debate sobre câmeras de monitoramento nas escolas movimenta articulações de deputados na Alems
O Governo do Estado justificou que a medida ocorre após constatar-se que, durante o ano de 2023, inúmeros ilícitos penais ocorreram em unidades escolares
Ministério da Educação divulga os locais de prova da reaplicação do Enem 2024
Documento informa datas, horários e locais de prova. Reaplicação acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.