Pular para o conteúdo
Cotidiano

Abrace o Pantanal: conheça o novo projeto que busca reduzir incêndios florestais em MS

O projeto será lançado nesta quarta-feira (8) e tem como objetivo reduzir os incêndios florestais do local e preservar a área de 2,5 milhões de hectares
Fernanda Feliciano -
Foto: Divulgação

A iniciativa do Abrace o une comunidade local, ONGs e o setor privado em busca de preservar 2,5 milhões de hectares de áreas nativas da região pantaneira. O projeto será lançado nesta quarta-feira (8) e tem como objetivo reduzir os incêndios florestais do local por meio da detecção precoce do fogo, da resposta rápida das brigadas florestais e da geração de dados analíticos, operacionais e de impacto na comunidade.

A iniciativa também conta com a articulação da empresa umgrauemeio e a participação da Brigada Aliança, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro). Os 2,5 milhões de hectares de área nativa que o projeto busca preservar equivale à extensão territorial da Bélgica.

“Em 2020, foi inquietante ver 26% do Pantanal, uma das principais reservas mundiais da biosfera da UNESCO, ser consumida pelo fogo, comprometendo mais de 4 milhões de hectares, matando cerca de 17 milhões de vertebrados e emitindo milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera”, destaca o co-fundador da umgrauemeio Osmar Bambini.

Foi a partir desse episódio das queimadas no Pantanal em 2020 que o projeto Abrace o Pantanal foi se desenvolvendo, para construir uma estratégia de monitoramento da região. Representantes do ministério público, cientistas e pesquisadores, ONGs e setor privado se reuniram com o objetivo de apoiar as instituições locais que historicamente combatem incêndios no bioma.

A proposta de resposta rápida de atuação acontece por meio da conjunção entre diferentes expertises e tecnologias, como o sistema de detecção precoce de focos da umgrauemeio, a capacidade de comunicação, mobilização e planejamento de combate ao fogo das três centrais de gestão independentes: Brigada Aliança, IHP e Polo Socioambiental Sesc Pantanal. Equipamentos e o apoio às brigadas também foram instalados.

Além disso, também foram realizadas a integração de informações, como localização das brigadas, recursos e equipamentos disponíveis, horário de acionamento, tempo de locomoção até o local do foco de incêndio, tempo de combate e extinção do foco e o contato com os proprietários de terra no entorno que permitem a rápida resposta às emergências. Ações educativas de prevenção a incêndio junto das comunidades do entorno também estão previstas.

Câmeras foram instaladas em 11 torres já existentes, cada uma em uma área superior a 70 mil hectares para gerar a imagem computacional do sistema nesta primeira fase do projeto.

Foto: Divulgação

A da umgrauemeio para funcionamento das câmeras, rede de comunicação, energia, transmissão de dados com manutenção local e remota mantém o sistema operacional ativo em regime de 24h nos 7 dias da semana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro faz boa apresentação e despacha o Bahia no Mineirão, com dois gols de Kaio Jorge

Remo ‘fura’ a retranca do Botafogo-SP e arranca o empate no fim pela Série B

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

CRB vence Volta Redonda e é o único clube com 100% de aproveitamento na Série B

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Morto em confronto no Jardim Monumento carregava sacola com crack e portava arma, afirma GCM

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: em meio a comboio de caminhonetes, multidão e confusão, influenciador Rincon é preso no MT

Confusão com prisão aconteceu na noite desta quinta-feira (17)

Esportes

Bortoleto sente início ruim, mas prega calma e se inspira em Russell: ‘Aprender e melhorar’

O novato da Sauber ainda não somou nenhum ponto nas primeiras quatro corridas que participou

Brasil

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Ao todo, 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões

Polícia

Incêndio repentino destrói casa em Três Lagoas

Moradores perceberam as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros