2º dia do Enem: Confira os horários e planeje para não se atrasar para a prova

Candidatos que perderam o 1º dia de provas do Enem podem comparecer no 2º dia e pedir a reaplicação do exame

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
enem uniderp
Exame é aplicado em dois domingos (Foto: Danielle Errobidarte, Midiamax)

O segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 acontece neste domingo (20), em todo o Brasil. Por ser a segunda etapa, os estudantes fazem o exame no mesmo local que fizeram no 1º dia, no domingo passado.

Entretanto, este 2º dia de provas do Enem terá horários diferentes. Os portões continuam sendo abertos às 11h e fechado às 12h (no horário de MS). As provas começam às 12h30, mas o término será às 17h30 e não mais às 18h30.

Os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento. O tempo maior do primeiro dia ocorre por conta da redação, não sendo necessário nesta segunda etapa.

Além disso, caso haja dúvida, os candidatos podem consultar os locais das provas divulgados na Página do Participante, neste link. Participantes devem ficar atentos ao local para se programar com transporte e chegar antes do fechamento dos portões.

A informação do local de prova está disponível no cartão de confirmação. Embora não seja obrigatória, o Inep recomenda a impressão do documento.

Perdeu o primeiro dia?

Mato Grosso do Sul teve 29.852 candidatos faltosos no primeiro domingo. Caso essas pessoas que não compareceram aos locais de prova no 1º dia queiram continuar com o exame, podem fazer o 2º dia de prova e pedir a reaplicação da 1ª prova. Podem fazer esse pedido aqueles que faltaram por motivo de doença, como a covid-19, ou de logística.

A solicitação deve ser feita na página do participante, neste link, em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, ou seja, domingo. A reaplicação está prevista para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Enem 2022

Em MS, são 43.590 inscritos no exame. Em Campo Grande, 17.028 pessoas optaram pelo Enem impresso e outras 1.115 pelo digital, somando 18.143 participantes.

Entretanto, a taxa de abstenção no primeiro dia foi superior a 32% no Estado. Dos 43.415 inscritos, 29.852 compareceram aos locais de prova.

Do mesmo modo, a taxa de abstenção entre os que realizaram a prova em computador foi grande. Entre os 1.269 inscritos, 572 realizaram a prova, gerando cerca de 55% de abstenção.

Conteúdos relacionados