16 horas sem sossego: moradores reclamam do barulho excessivo durante treinamento de aviões em Campo Grande

Neste período, falam que aeronaves andam na pista e também ‘em círculo’ pelos bairros. Base Aérea diz que treino respeita todas as regras

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Acostumados com o vai e vem de aviões comerciais, moradores do entorno do Aeroporto Internacional de Campo Grande falam que a rotina no local nunca foi problema. No entanto, treinamento recente está tirando o sossego, com avião andando na pista, arremetendo, passando pelos bairros e descendo das 6h às 22h, desde o início do mês. 

No dia 5 de março, o Jornal Midiamax explicou aos leitores sobre o avião militar KC-390 Millenium, que sobrevoou entre prédios no Centro e inclusive é o mesmo modelo usado em ajuda humanitária a brasileiros que vivem na Ucrânia e estão refugiados na Polônia. 

[Colocar ALT]
Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

Na ocasião, muitos campo-grandenses ficaram surpresos e não entendiam o motivo da aeronave estar voando tão baixo e perto de prédios. Aliás, conforme relatos, foi possível ver o avião de regiões como Moreninhas, Vida Nova, e diversos outros bairros. 

No entanto, o barulho excessivo está incomodando que mora em um raio de até 6 km da região. Um funcionário público, de 40 anos, que prefere não se identificar, ressalta que está de férias há duas semanas, mas, sem descanso algum por conta do treinamento, que, segundo ele, começa às 6h e encerra por volta das 22h diariamente. 

“Eles usam umas aeronaves grandes e aceleram os motores, quando ainda está bem baixo. Todos os dias e começa entre 6h e 6h30. Eu moro aqui no Santo Antônio e vejo sempre duas aeronaves diferentes. Fui conversar com vizinhos, de gente do comércio a idosos. Todos falam que o barulho está demais, em excesso, acima dos decibéis permitidos”, comentou. 

Conforme o denunciante, o movimento rotineiro nunca atrapalhou a vida dos moradores, porém, o barulho recente está causando muitos transtornos. “Ficam rodando na cidade, faz uma volta de 10 minutos e voltam para o aeroporto. Acho que troca de piloto, ficam em círculos e a gente acorda e vai dormir com isso. Moro na região há 20 anos e não estou conseguindo descansar ultimamente. Também tenho uma filha de 2 anos que, quando escuta o barulho, chora e corre para o colo de alguém da casa”, argumentou. 

[Colocar ALT]
Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

De acordo com o funcionário público, o treino poderia ocorrer em uma área mais distante.

“Poderiam ir para uma região mais distante. Eu fui buscar explicações recentemente, na Base Aérea. Uma servidora me disse que entendia a reclamação, mas, não tinha como pedir ao comandante para parar o treinamento. Só que a reclamação é unânime. Até na igreja estavam falando que o barulho estava atrapalhando demais o momento do diálogo”, disse. 

Outro morador, que mora no Parati, região sul da cidade, também gravou vídeos no último fim de semana. Ele relatou o incômodo e os barulhos, da mesma forma. 

Base Aérea diz que está respeitando todas as regras

O Jornal Midiamax entrou em contato com a Base Aérea de Campo Grande e foi informado que, desde o dia 3 de março, quando a aeronave KC-390 foi avistada sobrevoando áreas da cidade, se tratava de um treinamento de tráfego dentro do Projeto Anual de Atividades Operacionais (PAOP), realizados por tripulantes do 1° Grupo de Transporte de Tropas.

Ainda conforme a base aérea, as atividades seguem os perfis e os parâmetros de altura planejados, respeitando-se todas as regras de tráfego aéreo. Desta forma, Campo Grande foi selecionada devido ao baixo fluxo de tráfego aéreo e os voos se estenderão nesta primeira quinzena do mês

Aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira

Usada no treinamento, a aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) é uma aeronave a jato de grande porte, moderna e de fabricação nacional, sendo empregada em variada gama de missões em apoio ao país. 

Conteúdos relacionados

chuva