Pular para o conteúdo
Cotidiano

Volta ao normal? Turma da 3ª idade ainda prefere curtir na segurança de casa do que nos espaços públicos

Conhecida por ser o point dos idosos, praça Ary Coelho ainda tem movimento tímido
Arquivo -
Principal ponto de encontro da turma da 3ª idade
Principal ponto de encontro da turma da 3ª idade

Filhos preocupados com os pais, avós, vizinhos, tios e tias: uma das principais angústias nesta pandemia ainda é a saúde dos idosos, por conta da alta letalidade da covid-19 nesse grupo. E mesmo com o avanço da vacinação e a dose de reforço, a turma da terceira idade ainda prefere permanecer na segurança de suas casas. 

Prova disso é que o conhecido ponto de encontro dos idosos, as mesinhas com jogos da praça Ary Coelho, ainda permanece vazio. Frequentador do local antes da pandemia, o aposentado Hermínio Nantes, de 67 anos, diz que sentiu falta de papear com os ‘colegas de banco’. “Eu passava a tarde lá jogando conversa fora”, relembrou ele ao Jornal Midiamax.

Enquanto precisa se manter em casa — principalmente pela pressão da filha Rosana, de 36 anos —, Hermínio teve que criar uma válvula de escape: “Converso com os vizinhos […] pelo portão mesmo”, contou. Nesta sexta-feira (1º), é comemorado o Dia dos Idosos, que receberam atenção triplicada durante este período pandêmico.

Praça Ary Coelho, ponto de encontro dos idosos de Campo Grande. (Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax)
Praça Ary Coelho, ponto de encontro dos idosos de . (Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax)

 

Curtir em casa 

Com o avanço da vacinação e a diminuição dos casos — além da terceira dose —, os idosos puderam ter certas liberdades. Desde agosto, os quatro CCIs (Centros de Convivência do Idoso) estão funcionando com 30% da capacidade e com atividades online. 

Assim como Hermínio, a dona de casa Maria do Socorro Vieira, de 62 anos, também não está saindo de casa porque “ainda não é hora”. Porém, no mês passado, se permitiu receber a visita de uma amiga. “A gente ficou de máscara, na varanda, tudo seguro. Deu para matar a saudade, conversamos bastante”, contou ela à reportagem. 

Dona Maria disse que sempre foi caseira e não teve que mudar muito a rotina por conta da pandemia. “Eu passo quase a manhã inteira cuidando das minhas plantas; elas são minhas companheiras; e agora em casa passei mais tempo com elas”, revelou. 

Muitos ainda não se sentem seguros para sair de casa, mas outros optaram por voltar a atividades normais que faziam antes da pandemia. Atualmente mil idosos participam das atividades nas unidades de Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e CCIs, segundo a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). 

Cidade com maior população de idosos

De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, MS tem população de pessoas com mais de 60 anos estimada em 239.594, representando 9,7% de todos habitantes do Estado. Desse número, maioria é de mulheres: 123.961 contra população de 115.633 homens. 

Responsável por 32,7% da população de pessoas com mais de 60 anos de MS, Campo Grande é a cidade com maior número de idosos bem a frente dos outros municípios, com 78.496. Em segundo aparece , conforme os dados levantados pelo Jornal Midiamax junto ao IBGE, com 17.589 — mais de 60 mil a menos que a Capital. 

Seguindo o top 7 dos municípios está Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, e Paranaíba. Confira:

tabela população idosos MS

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
polícia civil

Requerimento cobra informações sobre concurso com 400 vagas para Polícia Civil de MS

CPI das Bets: web reage ao depoimento de Virginia Fonseca no Senado

Mulher e criança saem ilesas de capotamento na MS-134

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

ônibus

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

Polícia encontra droga escondida no banheiro de ônibus na BR-262

Últimas Notícias

Sem Categoria

INSS emite aviso de descontos nos benefícios, mas usuários reclamam de lentidão no sistema

Aposentados e pensionistas em todo o País que tiveram descontos de associações em seus benefícios começaram a receber as notificações do INSS

Polícia

Máquina agrícola fica destruída após pegar fogo no interior de MS

O operador da máquina não sofreu ferimentos

Polícia

Casal é preso com R$ 180 mil em skunk em táxi na MS-141

Entorpecente conhecido como ‘supermaconha’ seria entregue em Ivinhema

Cotidiano

Confirmando previsão, chuva fraca na região sul de Campo Grande nesta terça-feira

Flagrada pelas lentes do Jornal Midiamax no bairro Parati, a chuva, embora leve, confirma a possibilidade que já havia sido levantada pela previsão meteorológica