Visitantes deverão apresentar comprovante para tomar dose de reforço em Campo Grande, orienta Sesau

Moradores da Capital que tomaram dose em outras cidades também deverão apresentar comprovante

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Quem tomou vacina em outras cidades
Quem tomou vacina em outras cidades

Os visitantes que eventualmente cheguem a Campo Grande e o calendário beneficie para garantir a dose de reforço do imunizante contra a Covid-19 (D2 ou D3), precisarão apresentar comprovante de imunização. Isso porque, com o sistema do Ministério da Saúde fora do ar após um ataque hacker, apenas o sistema local funciona.

Conforme explicou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), com o sistema do Governo Federal fora do ar, o Município não consegue ter acesso à carteira de vacinação dos moradores que tomaram doses fora da Capital. A medida serve para os moradores de Campo Grande que tomaram doses em outras cidades e para visitantes.

Ainda segundo a secretaria, o controle é necessário ‘para evitar fraudes ou administração equivocada de vacinas que podem incorrer em danos tanto ao paciente quanto ao vacinar’. 

Pela manhã, o boletim epidemiológico de Mato Grosso do Sul não foi divulgado, pois os municípios não conseguiram registrar casos e mortes de pessoas por Covid no sistema do Ministério da Saúde. Reflexo do ataque cibernético. 

Nas redes sociais, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que, em razão dos ataques aos sistemas do Ministério e, principalmente, ao e-SUS Notifica VE, o boletim não pode ser divulgado. “Os dados sobre os casos de COVID-19 não foram atualizados pelos municípios por não conseguirem acessar o sistema e fazer as respectivas notificações. Desta forma, inviabiliza a realização da live do Coronavírus”, informou. 

Conteúdos relacionados