O ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde continua causando impactos e os municípios não conseguiram registrar os casos novos e mortes por coronavírus em . Devido aos problemas no sistema, o boletim epidemiológico não será divulgado nesta segunda-feira (13). 

Nas redes sociais, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que, em razão dos ataques aos sistemas do Ministério e, principalmente, ao e-SUS Notifica VE, o boletim não pode ser divulgado. “Os dados sobre os casos de não foram atualizados pelos municípios por não conseguirem acessar o sistema e fazer as respectivas notificações. Desta forma, inviabiliza a realização da live do Coronavírus”, informou. 

Tradicionalmente, a live da SES é realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras em Mato Grosso do Sul. A transmissão acontece com a presença do secretário Geraldo Resende, da secretária adjunta Crhistinne Maymone e do assessor técnico coronel Marcello Fraiha. As lives acontecem desde o início da pandemia, com o objetivo de divulgar dados e conscientizar sobre a covid. 

Conforme o último boletim registrado em MS, na sexta-feira (10), eram 379.502 casos de Covid-19 registrados desde o início da pandemia. Mato Grosso do Sul contabiliza 9.704 vítimas da covid. O Estado tem uma média móvel de 51,7 casos e 2,4 óbitos por covid por dia.