Um filhote, de cerca de três meses, foi abandonado na frente da ONG Cão Feliz, no começo da noite de terça-feira (17), em Campo Grande. Vídeo captado por câmeras de segurança mostram um homem parando o carro e, enrolado em um lençol, deixa o animal do portão da organização, que resgata e cuida de cachorros.

Conforme a presidente da ONG, Kelly Macedo, o abandono aconteceu por volta de 18h30. “Eu estava para dentro e não ouvi o barulho do carro. Só quando os outros cachorros começaram a latir que eu sai para fora e encontrei ele lá […] Ele chorou a noite toda”, disse ela ao Jornal Midiamax.

Ela então buscou e encontrou as imagens nas câmeras de segunda e, na manhã desta quarta-feira (17), procurou a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista). A delegacia irá tentar identificar a placa do veículo e a pessoas que abandonou o cãozinho.

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro de 2020, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.

Mas, segundo Kelly, o cãozinho, que recebeu o nome de Caio, já foi adotado. “É uma pessoa que tem condições, conhecida e que vai cuidar bem dele”, disse. O novo tutor deve ir buscar Caio nesta quinta-feira (18).

Confira o flagra do abandono: