Cotidiano

VÍDEO: Em menos de 24h chove acima do esperado para o mês e 100 famílias são afetadas em Corumbá

O município de Corumbá, a 440 km de Campo Grande, registrou 187 milímetros de chuva em menos de 24h. O volume superou a série histórica para janeiro no município, que é de 145,2mm. A tempestade causou alagamentos e deixou ao menos 100 famílias desabrigadas. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Isaque do Nascimento, […]

Gabriel Maymone Publicado em 13/01/2021, às 10h48 - Atualizado às 15h22

Em poucas horas choveu mais que o esperado para todo o mês de janeiro em Corumbá. (Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação)
Em poucas horas choveu mais que o esperado para todo o mês de janeiro em Corumbá. (Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação) - Em poucas horas choveu mais que o esperado para todo o mês de janeiro em Corumbá. (Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação)

O município de Corumbá, a 440 km de Campo Grande, registrou 187 milímetros de chuva em menos de 24h. O volume superou a série histórica para janeiro no município, que é de 145,2mm. A tempestade causou alagamentos e deixou ao menos 100 famílias desabrigadas.

Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Isaque do Nascimento, as equipes ainda estão levantando quantas pessoas vão precisar de abrigo. “A maioria das pessoas que ficou desabrigada ou desalojada encontraram alternativa [casa de familiares ou amigos], mas se precisarem de acolhimento, a prefeitura tem os pontos de abrigo prontos”, explicou.

O chefe da Defesa Civil explicou ainda que a prefeitura montou força-tarefa para elaborar um diagnóstico dos estragos pela cidade. “Equipes da infraestrutura estão fazendo desobstrução das vias, limpeza, retirada de árvores caídas e outros estragos”, informou.

Nascimento explicou que o volume de chuva registrado ficou acima do esperado. “Muito expressivo, extravasou galerias e inundou residências. As mais impactadas são as que ficam na rota da água ou abaixo do nível da rua”, completou.

Veja o vídeo:

Resgates

Na madrugada desta quarta-feira (13), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender 50 chamadas, entre alagamentos e quedas de árvores. Os militares resgataram idosos, bebês e até cachorros dos alagamentos.

Os alagamentos atingiram principalmente os bairros Cristo Redentor, Popular Velha, Aeroporto, Maria Leite e Cravo Vermelho. A água invadiu terreno e o interior das casas, deixando os moradores ilhados. O Corpo de Bombeiros de Corumbá atuou no resgate, principalmente de idosos que não conseguiam sair sozinhos de suas casas.

Imagens mostram que os Bombeiros também auxiliaram noresgate de um bebê e um cachorro. Além disso, os militares contaram com ajuda de moradores com uso de uma corda para resgatar moradores em uma casa alagada.

VÍDEO: Em menos de 24h chove acima do esperado para o mês e 100 famílias são afetadas em Corumbá

Jornal Midiamax