A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) publicou nesta sexta-feira (14) quatro novos editais de convocação para matrícula de candidatos aprovados nos Processos Seletivos: Vestibular UEMS 2021 e também no Seletivo Permanente UEMS 2021. 

Para medicina, é possível acessar o documento referente a 2ª chamada do processos aqui. Já para 3ª chamada do classificados nas vagas reservadas para negros aqui5ª chamada para vagas de indígenas aqui; e também 5ª chamada para vagas gerais e residentes em MS aqui

Quaisquer dúvidas e informações suplementares relacionadas ao processo de matrícula poderão ser respondidas pela Coordenadoria do Curso de Graduação, pela Divisão de Ingresso Discente (dind@uems.br) ou pela Diretoria de Registro Acadêmico (dra@uems.br).

2ª Chamada Medicina

As matrículas serão realizadas de forma remota, via e-mail, os endereços estão disponíveis no Anexo I do Edital Nº 035/2021/DRA/UEMS. O prazo é de 14 de maio de 2021 até às 23h59 do dia 19 de maio de 2021. O candidato convocado para efetuar a matrícula deverá encaminhar ao e-mail da Coordenadoria do Curso, os seguintes documentos:

  1. Formulário Requerimento de Matrícula Inicial – CURSO DE MEDICINA – PROCESSO SELETIVO 2021 (Anexo VI), preenchido (à mão ou digitalmente) e assinado;
  2. Cópia dos documentos relacionados no item 2, preferencialmente digitalizadas em formato pdf e arquivo único na ordem indicada;
  3. Cópia do comprovante do envio dos documentos via postal com Aviso de Recebimento – AR (Correios).

Reforçamos que o candidato deverá encaminhar as cópias dos documentos previstos no item 3, via postal com Aviso de Recebimento (AR) para o endereço do Curso/Unidade, dentro do período de realização de matrícula.

A Coordenadoria do Curso, após conferir o Formulário de Requerimento de Matrícula Inicial – Curso de Medicina – Processo Seletivo 2021 com a documentação encaminhada, responderá ao candidato via e-mail em até três dias, acerca do deferimento ou não da matrícula. Se for verificada a ausência de documentos necessários para matrícula, o candidato terá o prazo de até 2 (dois) dias para complementação, a contar da notificação por e-mail.

3ª Chamada Cotistas Negros

Os candidatos convocados por meio do EDITAL Nº 034/2021/DRA/UEMS deverão enviar vídeo gravado informando o documento de identificação pessoal e a leitura da autodeclaração étnico-racial dentro do prazo que vai de 14/05 até às 23h59min do dia 17/05/2021. O material deve ser encaminhado para o e-mail bancacotasnegros@uems.br

As bancas de verificação atuarão de forma remota, reunindo-se por meio de plataforma de web conferência. A emissão do parecer pelo deferimento ou pelo indeferimento do termo de autodeclaração étnico-racial do candidato será realizada mediante a apreciação conjunta do seguinte instrumento.

Todas as orientações para a gravação do vídeo estão disponíveis no item 02 Das Bancas de Verificação Fenotípica na página 03 do edital. Leia atentamente as recomendações e especificações para produção do vídeo.

Os resultados das Bancas de Verificação Fenotípica e da Banca Recursal serão divulgados pela internet, na página: http://www.uems.br/ingresso. Após deferimento o candidato convocado deverá realizar a matrícula de forma remota, via e-mail, a partir do dia 20 de maio até às 23h59 do dia 28 de maio de 2021.

5ª Chamada Cotistas Indígenas

As matrículas serão realizadas de forma remota, via e-mail indicado no Anexo I do Edital Nº 036/2021/DRA/UEMS, dentro de prazo de 14 de maio de 2021 até às 23h59 do dia 19 de maio de 2021.

O candidato convocado para efetuar a matrícula deverá encaminhar ao e-mail da Coordenadoria do Curso, os seguintes documentos:

  1. Formulário Requerimento de Matrícula Inicial – PROCESSO SELETIVO 2021, preenchido (à mão ou digitado) e assinado (Anexo IV);
  2. Cópia dos documentos relacionados no item 3, preferencialmente digitalizadas em formato pdf e arquivo único na ordem indicada;
  3. Cópia do comprovante do envio dos documentos via postal com Aviso de Recebimento – AR (Correios).

O candidato deverá encaminhar as cópias dos documentos previstos no item 3, via postal com Aviso de Recebimento (AR) para o endereço do Curso/Unidade, constante no Anexo I, dentro do período de realização de matrícula.

Candidatos indígenas também devem enviar os documentos exigidos no item 3.1. do edital, como a Certidão de Nascimento Indígena (RANI) ou Certidão de Casamento (RACI) ou certidão de Registro Civil de Nascimento com identificação étnica ou carteira de Identidade (RG) com identificação étnica ou autodeclaração conforme modelo da UEMS (Anexo II).

A Coordenadoria do Curso, após conferir o Formulário de Requerimento de Matrícula Inicial 2021 com a documentação encaminhada, responderá ao candidato via e-mail em até três dias, acerca do deferimento ou não da matrícula. Se for verificada ausência de documentos necessários para matrícula, o candidato terá o prazo de até 2 (dois) dias para complementação, a contar da notificação por e-mail.

5ª Chamada Vagas Gerais e Residentes MS

As matrículas serão realizadas de forma remota, via e-mail indicado no Anexo I do Edital Nº 037/2021/DRA/UEMS, do dia 14 de maio de 2021 até às 23h59 do dia 19 de maio de 2021. O candidato convocado para efetuar a matrícula deverá encaminhar ao e-mail da Coordenadoria do Curso, indicado no Anexo I, os seguintes documentos:

  1. Formulário Requerimento de Matrícula Inicial – PROCESSO SELETIVO 2021, preenchido (à mão ou digitado) e assinado (Anexo III);
  2. Cópia dos documentos relacionados no item 3, preferencialmente digitalizadas em formato pdf e arquivo único na ordem indicada;
  3. Cópia do comprovante do envio dos documentos via postal com Aviso de Recebimento – AR (Correios).

O candidato deverá encaminhar as cópias dos documentos previstos no item 3, via postal com Aviso de Recebimento (AR) para o endereço do Curso/Unidade, constante no Anexo I, dentro do período de realização de matrícula (item 2.1).

Os candidatos classificados nas VAGAS GERAIS além dos documentos exigidos no item 03 também devem enviar os documentos pedidos no item 3.1.1, como a Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio (Escola Pública ou Privada), em qualquer modalidade ou diploma de ensino superior registrado pelo órgão competente. O histórico escolar poderá, excepcionalmente, ser substituído para efeito de registro, de comprovante de conclusão do Ensino Médio, expedido pelo estabelecimento de ensino respectivo, devendo, o candidato apresentar o referido documento no prazo máximo de 90 (noventa) dias consecutivos, sob pena de nulidade da matrícula.

Já os candidatos classificados nas vagas para RESIDENTES DO MS além dos documentos exigidos no item 03 também devem enviar os documentos pedidos no item 3.1.2, como:

  1. Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio (Escola Pública ou Privada), em qualquer modalidade ou diploma de ensino superior registrado pelo órgão competente.
  2. Cópia legível de um dos documentos listados no edital que comprovem “residência por, no mínimo, 10 anos ininterruptos, em qualquer dos municípios do Estado, em período imediatamente anterior à inscrição no processo seletivo” (Lei 5.541, 3 Art. 2º – 15/07/2004).

A Coordenadoria do Curso, após conferir o Formulário de Requerimento de Matrícula Inicial 2021 com a documentação encaminhada, responderá ao candidato via e-mail em até três dias, acerca do deferimento ou não da matrícula. Se for verificada ausência de documentos necessários para matrícula, o candidato terá o prazo de até 2 (dois) dias para complementação, a contar da notificação por e-mail.