Uma ação de prevenção ao câncer de boca será realizada nesta sexta-feira (5), na Praça Ary Coelho, em . Serão realizadas triagens gratuitas com objetivo de diagnosticar lesões e orientar a população sobre os fatores de risco, sintomas e métodos de prevenção da doença.

O atendimento ocorrerá das 8h às 16h. A ação, chamada de ‘Dia D', é realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de ).

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que Mato Grosso do Sul registre 220 novos casos de câncer de cavidade oral neste ano. Apenas em Campo Grande, a estimativa é de 80 casos.

Fatores de risco

Os fatores de risco mais conhecidos incluem o e o consumo excessivo de álcool, sendo que o risco é 30 vezes maior para os indivíduos que fumam e bebem do que para aquelas pessoas que não o fazem.

Entre outros fatores de risco, encontra-se a exposição ao sol sem proteção (importante risco para o câncer de lábio), o excesso de gordura corporal, a infecção pelo HPV (relacionada ao câncer de orofaringe) e outros como exposição a agentes oncogênicos como herbicidas, produtos químicos e pesticidas.

Sintomas

Os principais sintomas são o aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em 15 dias. Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção

A prevenção do câncer na boca é possível através de hábitos saudáveis, que incluem:

  • Evitar o consumo excessivo de álcool;
  • Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;
  • Evitar exposição ao sol sem proteção;
  • Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;
  • Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
  • Ter um acompanhamento odontológico frequente;
  • Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
  • Procurar atendimento odontológico se perceber qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.

Atendimentos em outros dias

Durante todo o mês, as 72 unidades básicas de saúde em Campo Grande estarão intensificando os atendimentos à população para a detecção e prevenção do câncer de boca.