Pular para o conteúdo
Cotidiano

Trabalha no serviço essencial e tem dúvidas? Saiba se você receberá horas extras durante o ‘fecha tudo’

A antecipação de cinco feriados em Campo Grande, medida tomada pela prefeitura para frear a pandemia do coronavírus no município, encheu os trabalhadores de perguntas sobre os diretos trabalhistas nesse período. As maiores dúvidas são relacionadas a pagamento de hora extras para trabalhadores do serviço essencial, aqueles que não folgam na semana do ‘fecha tudo’ […]
Arquivo -

A antecipação de cinco feriados em , medida tomada pela prefeitura para frear a do coronavírus no município, encheu os trabalhadores de perguntas sobre os diretos trabalhistas nesse período. As maiores dúvidas são relacionadas a pagamento de hora extras para trabalhadores do serviço essencial, aqueles que não folgam na semana do ‘fecha tudo’

De acordo com o advogado trabalhista Alves, o funcionário que trabalhar durante essa semana tem direito a receber dobrado, como manda a lei, a chamada hora extra. “Se o empregador está pedindo para eles irem trabalhar, [o empregado] tem direito de receber em dobro”, explicou ele. Ou seja, as empresas podem pagar o dobro para o trabalhador ou dar folga, como aconteceria em um feriado ‘normal’.

Segundo Alves, o pagamento de horas extras deve ocorrer na folha salarial atual, mas o empregador pode fazer acordos com o funcionário para não sobrecarregar as finanças, como, por exemplo, pagar parcelado em outros meses.

O profissional ressalta que somente os serviços que estão listados no decreto como essenciais é que devem funcionar e os empregadores que estiverem descumprindo as regras podem sofrer sanções. “Eles podem fazer o acordo, mas se o decreto não autorizou, ele [serviço] não pode nem funcionar”, frisou. Confira aqui quais serviços são considerados essenciais. 

“Quem vale é o decreto. Porque afinal de contas a lei atribui a prefeitura decretar o feriado municipal. E foi decretado”, pontuou o advogado.

Futuramente, caso o trabalhador não receba os pagamentos previstos, ele deve procurar a Justiça do Trabalho para garantir seus direitos. 

Semana ‘fecha tudo’ em Campo Grande

A prefeitura de Campo Grande decretou a antecipação de quatro feriados municipais para forçar o fechamento de serviços não essenciais a partir da próxima segunda-feira (22). Um quinto feriado, Dia da Criação do Estado (11 de outubro), também pode ser adiantado, mas depende de decreto do Governo do Estado.

Segundo o prefeito (PSD), não foi decretado lockdown na cidade porque a avaliação é que diminuindo o horário de circulação das pessoas na cidade com a antecipação dos feriados, haverá diminuição do contágio.

“Não há necessidade de lockdown. Há a necessidade de um prazo para evitarmos esse colapso. Acontece que as pessoas que ocupam os leitos de UTI, muitos deles não vem da Covid, a gente evitando a circulação de pessoas e diminuindo os horários da noite, podemos cuidar de quem está com Covid”, disse o prefeito.

A medida adotada pela prefeitura de fechar tudo que é considerado não essencial durante uma semana é uma alternativa ao lockdown, termo em inglês que prevê mais rigor até no funcionamento de serviços considerados essenciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)