Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novela: Síndico tenta impedir que Frajola fique em condomínio e xinga morador por ação

Liminar concedida por juiz permite que gato viva em condomínio sem ser expulso por síndico
Arquivo -
Gato Frajola
Gato Frajola

O morador que ingressou com ação na Justiça para impedir que o gato de estimação do condomínio, o Frajola, fosse expulso, registrou boletim de ocorrência contra o atual síndico do residencial, localizado no , em . Isso porque o homem colocou a casa do gato no sol e xingou o acadêmico de Direito, autor da ação.

Conforme o boletim de ocorrência registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, os moradores que defendem a permanência do bicho no local compraram uma casa e instalaram próximo ao bicicletário, região onde o gatinho já costumava dormir.

Na terça-feira (2), o síndico foi até o local e retirou a casinha da sombra, colocando no sol. Outros moradores avisaram o acadêmico, responsável pela ação e morador do condomínio, que a casinha do Frajola estava no sol. Ele colocou novamente a casa do bichano na sombra e ficou observando para ver se o síndico retiraria de novo do local. O que aconteceu.

O morador tentou dialogar, afirmando que existe uma decisão judicial que protege a permanência do gato no local, mas segundo a ocorrência policial, o síndico disse que “nenhum juiz manda no condomínio e quem manda no local é ele”. Além disso, ele ofendeu o morador, chamando-o de “b*sta, advogadozinho de m*rda e covarde”.

Por fim, a casa de Frajola ficou em um quiosque da área comum, mas exposta ao sol e chuva. A polícia vai apurar o caso. O boletim de ocorrência foi registrado como injúria, desobediência de decisão judicial e maus-tratos contra animais.

Decisão inédita em Campo Grande

Os moradores de um condomínio no Bairro Tiradentes ganharam na Justiça o direito de manter no residencial o gato, chamado de ‘Frajola’. O animal, que não tem um dono específico, vive no condomínio com cuidados comunitários há 4 anos e alguns moradores, assim como o síndico, queriam expulsá-lo. Os tutores legais do animal entraram na Justiça para impedir que ele fosse expulso.

Conforme a decisão do juiz da 11ª Vara do Juizado Especial Central, José Henrique Kaster Franco, a permanência do animal no condomínio tem base na Lei Complementar Municipal n° 395, de 1° de setembro de 2020, que alterou o Código Sanitário Municipal para criar e regulamentar o programa “Animal Comunitário”.

Na liminar, o juiz cita um julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que diz: ‘os gatos sentem dor, demonstram afeto e possuem a sua vida biológica e psicológica, que não devem ser considerados como coisas, como objetos ou materiais desprovidos de sinais vitais’.

O juiz destaca que o animal não apresenta nenhum risco aos moradores, tampouco leva algum risco sério à higiene ou à saúde de alguém. “Não se trata de uma coisa descartável, que possa ser rejeitada após viver anos no local sob os cuidados responsáveis e dignos de vários moradores, que acabam sendo pessoas privilegiadas pela convivência com o gato, proximidade que traz benefícios, comprovados pela ciência, tanto à saúde mental quanto física dos tutores”, diz trecho do documento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça Eleitoral torna inelegível ex-prefeito e ex-secretária de Ladário

Estudantes nascidos em maio ou junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia nesta quarta-feira

Carro invade a preferencial na Afonso Pena e atinge viatura descaracterizada com dois policiais

Primeira-ministra da Dinamarca visita Groenlândia em meio a ameaças de Trump

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Governo vai lançar programa para apoiar produtores rurais indígenas

Últimas Notícias

Política

Incentivo à contratação de mulheres vítimas de violência segue para última votação na Alems

Alems apreciou três projetos nesta sessão

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção para bolsistas de extensão em projeto de segurança alimentar

Processo seletivo simplificado que irá preencher 108 vagas de bolsistas de extensão em todos os estados do País. Em Mato Grosso do Sul há oferta de uma vaga

Brasil

Polícia Federal indicia ex-assessor de Moraes por vazar informações à imprensa

Eduardo Tagliaferro, indiciado, nega o vazamento

Polícia

Técnico de enfermagem causa acidente embriagado e chama sargento de ‘macaco’ em MS

O homem estava com uma criança de 4 anos no banco traseiro do veículo