O (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um valor cobrado de cada imóvel que está dentro de uma área urbana do município. O valor dessa taxa varia conforme cada imóvel, mas a base de cálculo é o valor de venda da construção, ou seja, vai depender do bairro em que está localizado, da presente na região, da área construída, do tipo de construção e outros detalhes relacionados.

Assim, é comum se deparar com informações erradas no carnê do IPTU. Por exemplo, pode aparecer que você mora em uma rua com asfalto ou que seu imóvel é atendido pela coleta de esgoto, quando muitas vezes não é. Descubra nessa reportagem como proceder nesses casos e pedir a revisão da taxa, o que pode garantir um bom desconto.

É o que acontece com Juliana Gomes Gonçalves, que mora no Residencial Ramez Tebet há 7 anos. Segundo ela, nos carnês de vários moradores consta que o bairro está asfaltado, mas a realidade é outra. “No tempo seco é só pó e na chuva fica lama”, descreve Juliana. De acordo com a moradora, o asfalto até chegou, mas só para parte do bairro. “Foram asfaltadas só 3 ruas antes da minha casa”, relata.

Como resolver?

Se esse tipo de problema aconteceu com você, saiba que é possível solicitar correção de dados junto à prefeitura.

Para isso, basta ir à Central de Atendimento ao Cidadão e solicitar a abertura de processo administrativo para a “Revisão de Dados Cadastrais” do seu imóvel, informando quais as divergências identificadas “para que a fiscalização da realize vistoria e proceda as alterações necessárias”, pontuou a prefeitura em nota.

Cada proprietário é responsável por também manter atualizada as informações de sua propriedade junto à Prefeitura. Dependendo da alteração dos dados cadastrais do imóvel, o valor do imposto será calculado em percentuais diferenciados.