Após denúncias de que as doses da para Covid-19 teriam acabado em duas unidades de saúde de na quarta-feira (10), a (Secretaria Municipal de Saúde) garantiu que há doses suficientes para imunizar toda a população com idade a partir de 80 anos no município.

“Nós temos 55 unidades que aplicam a vacina [para Covid-19], a população deve procurar uma que seja mais tranquila. Ontem, no drive-thru, das 1 mil doses disponibilizadas, foram aplicadas pouco mais de 500”, explicou o secretário José Mauro.

Na quarta-feira, havia relatos de falta de vacina na unidade da 26 de agosto e na USF (Unidade de Saúde da Família) do . “Mas não há falta de vacina, a orientação é que se a gerência da unidade perceber que a procura naquele local está alta, é que ela solicite mais doses para a Sesau. Quem procura uma unidade que está mais cheia, pode ir ao drive ou a uma outra mais vazia, mas se ainda quiser se vacinar lá, é só ter um pouco de paciência, que tem vacina”, garantiu José Mauro.

Quando outros grupos serão vacinados contra a Covid-19?

O problema verificado em todo o país é da falta de comunicação do Ministério da Saúde, responsável por distribuir as doses aos estados. Após a última entrega, que ocorreu no domingo (7), não houve confirmação de novos lotes de vacina para serem distribuídos.

Assim, a Sesau aguarda uma definição para poder definir quem serão os próximos a serem vacinados. Para agilizar, foi criado o sistema de cadastro, que já está disponível a idosos a partir de 65 anos. Pessoas que estão no grupo prioritário podem acessar o site, para reduzir o tempo de espera na fila da vacinação.