A SES (Secretaria de Estado de Saúde), através da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, publicou nesta sexta-feira (12), uma nota técnica com orientações para prevenção da durante o feriado de Carnaval em .

O documento orienta a intensificação de ações preventivas contra a transmissão da doença, sendo dividido em três partes com orientações gerais e específicas para os moradores, comerciantes, e desinfecção e para as Vigilâncias Sanitárias.

Dentre as orientações está evitar quaisquer festividades de carnaval como bailes, reuniões, blocos, cordões, brincadeiras, comemorações, festas em condomínios, clubes, na rua, em avenidas, festas particulares, clandestinas, etc, para evitar aglomerações.

Por mais rotineiro, a orientação é manter o uso obrigatório da máscara nos ambientes, manter o distanciamento de 1,50 metros entre as pessoas, realizar frequentemente a higienização das mãos com água e sabão/sabonete líquido e/ou álcool 70%, além de seguir todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias ao participar das festividades de carnaval, reuniões em bares, reuniões de amigos e familiares.

O decreto estadual proíbe eventos presenciais tanto em locais públicos como particulares, que levem a aglomeração alusiva ao carnaval. Recomenda-se evitar deslocamentos e viagens que não se façam necessárias; evitar grandes deslocamentos no período, principalmente com pessoas do grupo de risco.

Durante o período, estará sendo feita a Operação Carnaval 2021, para fiscalizar o descumprimento das medidas de biossegurança. Confira clicando aqui as recomendações da nota técnica.