Cotidiano

Sem tradicionais cerimônias durante pandemia, 2,3 mil acadêmicos de UFMS foram graduados

A tão sonhadas cerimônia de conclusão de curso e festas de formaturas precisaram ser canceladas ou adiadas por conta da pandemia de coronavírus. Mesmo durante um ano difícil, cerca de 2,3 mil acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) concluíram o ano letivo com a colação de grau à distância. De acordo […]

Karina Campos Publicado em 29/01/2021, às 15h33

Com auxílio da internet, alunos se formaram à distância. (Foto: Divulgação/UFMS)
Com auxílio da internet, alunos se formaram à distância. (Foto: Divulgação/UFMS) - Com auxílio da internet, alunos se formaram à distância. (Foto: Divulgação/UFMS)

A tão sonhadas cerimônia de conclusão de curso e festas de formaturas precisaram ser canceladas ou adiadas por conta da pandemia de coronavírus. Mesmo durante um ano difícil, cerca de 2,3 mil acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) concluíram o ano letivo com a colação de grau à distância.

De acordo com a universidade, a unidade faz parte de três universidades federais do país que conseguiu concluir o ano letivo de 2020 e cumprir o calendário escolar sem interrupção. Durante os dias 13 a 22 de janeiro, 1.203 estudantes foram graduados.

“Questionada por muitos lá em março do ano passado, de manter o ensino remoto de emergência, garantindo a segurança física e agora a satisfação que vimos estampada nos formandos, de serem os novos profissionais qualificados, para cumprirem a missão UFMS de transformação da sociedade e o crescimento sustentável do país”, disse o reitor Marcelo Turine.

Computador e câmera a postos e uma ligação em vídeo, assim foi feita a colação de gra dos acadêmicos no ano passado. Por meio da plataforma gratuita de chamadas de vídeo Google Meet, Ariél Krause foi a primeira estudante da primeira turma de Medicina do Campus de Três Lagoas a colar grau e na modalidade on-line.

Com a presença remota de Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, pró-reitores, diretores de agências e o diretor do campus Osmar Jesus Macedo, a cerimônia foi adiantada para que a estudante pudesse assumir um concurso no estado do Paraná e ocorreu virtualmente.

“Foi muito inusitado, porque foi um evento on-line e além de ter sido um evento que já era importante para mim, tem o fato de que também foi um evento inédito da Instituição e eu estava lá fazendo parte disso”, conta Ariél.

Volta às aulas em 2021

A UFMS informou que irá retomar as aulas a partir de 15 de março de 2021, após decisão do MEC (Ministério da Educação), que publicou uma portaria determinando o retorno dos alunos às instituições federais a partir de 4 de janeiro. A instituição informa, contudo, que o retorno não será presencial, e as aulas devem ser retomadas de forma online.

Jornal Midiamax