A tão sonhadas cerimônia de conclusão de curso e festas de formaturas precisaram ser canceladas ou adiadas por conta da pandemia de . Mesmo durante um ano difícil, cerca de 2,3 mil acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) concluíram o ano letivo com a colação de grau à distância.

De acordo com a universidade, a unidade faz parte de três universidades federais do país que conseguiu concluir o ano letivo de 2020 e cumprir o calendário escolar sem interrupção. Durante os dias 13 a 22 de janeiro, 1.203 estudantes foram graduados.

“Questionada por muitos lá em março do ano passado, de manter o ensino remoto de emergência, garantindo a segurança física e agora a satisfação que vimos estampada nos formandos, de serem os novos profissionais qualificados, para cumprirem a ão UFMS de transformação da sociedade e o crescimento sustentável do país”, disse o reitor Marcelo Turine.

Computador e câmera a postos e uma ligação em vídeo, assim foi feita a colação de gra dos acadêmicos no ano passado. Por meio da plataforma gratuita de chamadas de vídeo Google Meet, Ariél Krause foi a primeira estudante da primeira turma de Medicina do Campus de Três Lagoas a colar grau e na modalidade on-line.

Com a presença remota de Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, pró-reitores, diretores de agências e o diretor do campus Osmar Jesus Macedo, a cerimônia foi adiantada para que a estudante pudesse assumir um concurso no estado do Paraná e ocorreu virtualmente.

“Foi muito inusitado, porque foi um evento on-line e além de ter sido um evento que já era importante para mim, tem o fato de que também foi um evento inédito da Instituição e eu estava lá fazendo parte disso”, conta Ariél.

Volta às aulas em 2021

A UFMS informou que irá retomar as aulas a partir de 15 de março de 2021, após decisão do MEC (), que publicou uma portaria determinando o retorno dos alunos às instituições federais a partir de 4 de janeiro. A instituição informa, contudo, que o retorno não será presencial, e as aulas devem ser retomadas de forma online.