Há novidades para quem foi vacinado com a em : as vacinas chegam ao Estado a partir do dia 5 de dezembro, conforme previsão. Outra informação importante é que quem tomou a Janssen recebe somente uma dose de reforço, ou seja, a 2ª dose da vacina. Diferente do que havia sido recomendado pelo Ministério da Saúde, os vacinados com Janssen recebem somente duas doses e não três.

A vacina da Janssen contava somente com uma dose e foi aplicada em mais de 237 mil moradores em Mato Grosso do Sul. Em meados de julho, a vacina foi amplamente utilizada devido ao estudo de vacinação em massa na fronteira, quando todos os moradores de 13 cidades tiveram a oportunidade de ser imunizados. As doses que sobraram no estudo ainda foram distribuídas aos outros municípios. A cada 10 vacinados em MS, um recebeu a vacina da Janssen. 

Agora, a definição é de que os vacinados recebam uma dose de reforço da Janssen. O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, explicou nesta manhã que a nova orientação é de que seja aplicada somente a 2ª dose de Janssen. 

“Pelos estudos realizados, precisava ser aplicado uma segunda dose e o ministério havia apontado até uma terceira dose [de Janssen]. Agora, pelo que foi estabelecido, a terceira dose não existirá. É só uma dose de reforço, uma segunda dose para a vacina da Janssen”, reforçou.

Resende afirma que Mato Grosso do Sul deve receber todas as doses da Janssen necessárias, em uma única remessa. “Estamos aguardando. Estas vacinas estão sendo analisadas pela Anvisa, para certificar a qualidade dessas doses. Reportaram a nós que estão encaminhando a partir do dia 5 de dezembro. Vocês que tomaram a vacina da Janssen, aguardem o dia 5 de dezembro, vamos anunciar que dia vamos começar a aplicar essas doses de vacina em toda a população sul-mato-grossense”. 

Campo Grande é a cidade que mais precisa de doses

A vacina da Janssen foi o imunizante menos aplicado durante a campanha de vacinação contra covid em Mato Grosso do Sul. Mesmo com a vacinação em massa nas 13 cidades de fronteira, somente um a cada dez sul-mato-grossenses recebeu a vacina que era, até então, de dose única. Em julho, o Estado recebeu 165 mil doses para vacinar toda a população na fronteira. Na época, Campo Grande não foi contemplada, mas é a cidade que mais precisa de doses.

Dados do Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que 10,10% da população foi vacinada com a Janssen, considerando a população apta a vacinar, ou seja, a partir dos 12 anos. Campo Grande foi a cidade que mais aplicou doses da vacina, foram 45.539 pessoas vacinadas. Agora, a cidade precisa receber o mesmo quantitativo de doses para conseguir aplicar a 2ª dose na população.