A Prefeitura recebeu 402 doses da , desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na madrugada desta terça-feira (19). O Imunizante será destinado para 201 profissionais que atuam na linha de frente da pandemia do coronavírius.

A operação de transporte das doses contou com apoio da Polícia Civil de São Gabriel do Oeste. As doses foram recebidas por volta das 4h25 pela secretária municipal de saúde, Francine Gnoatto Basso e outras autoridades do município.

De acordo com Francine, os critérios para imunização nesta primeira fase seguem o Programa Nacional de Imunização (PNI), porém a secretaria está organizando um outro cronograma para iniciar a imunização, considerando que não há doses suficientes para todos os profissionais da saúde nessa primeira fase. “Nosso objetivo é iniciar a vacinação ainda hoje. Estamos correndo para consolidar os critérios, especialmente para garantir que os profissionais que estão na linha de frente sejam atendidos”, explicou.

“O início dessa vacinação é muito importante para a Saúde. Com certeza é um marco para São Gabriel do Oeste, na nossa luta contra essa pandemia. Não temos vacinas suficientes para todos, como gostaríamos, mas esse início é a garantia de que estamos avançando. Depois de meses lutando, temos uma pequena sensação de alívio, mas sabemos que ainda temos muito para fazer, especialmente na continuidade de ações para evitar a contaminação”, continuou.

Primeiro Lote

O primeiro lote do imunizante chegou em Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (18), com 158.760 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A distribuição para os 79 municípios segue o Plano Estadual de Distribuição da Vacina contra a Covid-19, por intermédio de força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria de Estado de Justiça e (Sejusp).

Em São Gabriel do Oeste, nessa primeira fase, serão imunizados os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de Covid-19, conforme orientações do PNI.