Saiba quais os sintomas e tratamentos para evitar fibrose pulmonar, sequela grave do pós-covid
Doença sem cura leva pacientes a terem falta de ar pelo resto da vida
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Diferente do que se acreditava antes, as consequências do coronavírus podem perdurar por meses, mesmo com o fim do período de infecção no paciente. Com mais de 255 mil pacientes recuperados da doença em Mato Grosso do Sul, a chamada síndrome pós-covid tem levado cada vez mais pessoas a procurarem um check-up. Os sinais são diversos, mas sintomas como a dificuldade para respirar acendem o alerta, já que síndrome pós-covid pode levar à mais temida das sequelas: a fibrose pulmonar. A doença não tem cura e o paciente pode ter falta de ar pelo resto da vida.
Os pacientes podem apresentar sintomas pós-covid por até 90 dias depois de se recuperarem da doença. Porém, a recomendação dos especialistas é que os pacientes busquem um médico o quanto antes, para evitar a chance de uma sequela definitiva.
O pneumologista Ronaldo Perches Queiroz explica que têm sido comuns casos de pacientes que apresentam queixas mesmo depois de serem curados do coronavírus. Isto acontece porque a doença causa um processo inflamatório em todo o corpo. Ele explica que a principal preocupação é com as queixas respiratórias, quando o paciente apresenta fadiga, fôlego curto e dificuldade para respirar.
Quais os sintomas pós-covid?
Os pacientes podem apresentar uma série de sintomas após serem infectados pelo coronavírus, desde dores de cabeça até uma síndrome do pânico. A pneumologista Amanda Almirão Alves explica que os pacientes podem ter dores de cabeça, tontura, turvação visual, disfunção cognitiva como o esquecimento, perda do olfato e paladar, distorção dos gostos, dormência ou formigamento de mãos, zumbido nos ouvidos, dores musculares e dores no corpo em geral, fadiga, falta de ar, ansiedade, insônia e medo excessivo.
Contudo, os sintomas que mais preocupam são os respiratórios. Segundo pneumologistas, a inflamação provocada pelo coronavírus pode levar a sérias sequelas. A mais grave é a fibrose pulmonar, uma doença sem cura.
O que é a fibrose pulmonar?
As consequências da infecção pela covid-19 são variadas, mas o pneumologista Ronaldo Perches reforça que os pulmões geralmente são os órgãos mais afetados. Com a inflamação causada pelo vírus no pulmão, o caso pode evoluir para a fibrose pulmonar. O médico explica que a fibrosa é a mais temida das sequelas, pois não há cura e o paciente pode ter que lidar com as consequências da doença pelo resto da vida.
A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização do tecido dos pulmões. Com a cicatrização, o tecido que envolve os alvéolos engrossa e compromete a função pulmonar no paciente, ou seja, ele tem dificuldade para respirar. “Pacientes que tiveram comprometimento pulmonar podem evoluir com fibrose, tendo lesão irreversível, com queda da sua capacidade respiratória até o fim da vida”, ressalta.
Quais os tratamentos?
Para evitar que a inflamação no pulmão evolua para a fibrose, o pneumologista pode indicar tratamentos. O pneumologista Ronaldo Perches explica que existem tratamentos multidisciplinares e medicamentos que vão ajudar o paciente.
Dependendo dos sintomas após a covid, os tratamentos podem ser diversos e só o médico pode orientar. “Há tratamento medicamentoso, fisioterapia respiratória e motora, exercícios físicos, boa alimentação, higiene do sono e acompanhamento psicológico”, diz a médica Amanda Almirão.
O médico Ronaldo Perches ressalta que o acompanhamento de um fisioterapeuta também é muito importante. “A fisioterapia tem papel fundamental no tratamento dos pacientes com comprometimento pulmonar no pós-covid. Com exercícios respiratórios específicos, os fisioterapeutas colaboram de forma decisiva com o tratamento na recuperação e reabilitação dos pacientes”, afirma.
Caso o paciente tenha evoluído para a fibrose pulmonar, o caso não tem cura, mas também há tratamentos, que vão desde medicamentos, suplementação de oxigênio e reabilitação da respiração. Tudo isso mostra a importância de procurar atendimento médico logo após ser infectado pelo coronavírus.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Identidade visual do Brics 2025, realizado no Brasil, terá árvore amazônica como símbolo
Samaúma, àrvore da Floresta Amazônica será símbolo do encontro
Belas Artes, Ernesto Geisel e escolas: prioridade é terminar obras paralisadas em Campo Grande, diz Adriane
Prefeita também destacou projetos a serem discutidos, como obras de viaduto na rotatória da Coca-Cola, na saída para São Paulo
Motorista que morreu carbonizado em acidente estava em zigue-zague na rodovia MS-276
Outros motorista tentaram tirar José de dentro do carro, mas ele estava preso nas ferragens
‘Cada vez melhor’, diz pai sobre criança internada com 1,1 mil picadas de abelhas no MS
O ataque ocorreu no dia 1º de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.