Com melhora do quadro clínico, o paciente de 50 anos, infectado por coronavírus e suspeita de fungo preto, passou a respirar espontaneamente. O homem está internado em Corumbá e de acordo com o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, o homem passou por hemodiálise nesta manhã desta sexta-feira (18).

Segundo o secretário, o paciente está “sem uso de drogas vasoativas, cateter de oxigênio no tubo oro-traqueal (proteção vias aéreas)”. O quadro dele é considerado como “muito melhor”, visto pelo que já passou.

Este é o segundo caso de suspeita do fungo em e o exame de confirmação deve sair apenas no próximo mês. Na última sexta-feira (11), a Secretaria de Saúde de Corumbá explicou que “para dar 100% de certeza que é negativo, a cultura tem que ser até 30 dias”. Ao Jornal Midiamax, o secretário disse que o quadro de saúde do homem é grave.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) notificou o caso em 3 de junho, um dia após o homem ter tido início dos sintomas de mucormicose. O homem está internado na Santa Casa de Corumbá e recebe tratamento para a doença.

Segundo boletim do Cievs/MS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), o homem apresentou sintomas de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em 22 de maio, e testou positivo para Covid-19 no dia 27.

Obeso e hipertenso, ele recebeu as duas doses da vacina contra o novo coronavírus em 20 de janeiro e 5 de fevereiro, respectivamente. Em 7 de junho, o resultado do exame para saber se o paciente Covid-19 está com fungo preto foi inconclusivo.

Assim, foram solicitadas novas análises para confirmação do caso. Segundo a Secretaria, elas devem ficar prontas “no início do mês”.