Pular para o conteúdo
Cotidiano

Recuperada de queimaduras, onça Jout Jout viaja para voltar ao habitat no Pantanal

A onça-pintada, apelidada de Jout Jout, decolou em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), na tarde desta quinta-feira (21), para retornar ao Pantanal da Serra do Amolar, em Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande. O felino foi resgatado debilitado com queimaduras. Equipes do IHP (Instituto do Homem Pantaneiro), Imasul (Instituto de Meio Ambiente […]
Arquivo -

A onça-pintada, apelidada de Jout Jout, decolou em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), na tarde desta quinta-feira (21), para retornar ao Pantanal da Serra do Amolar, em , a 417 quilômetros de . O felino foi resgatado debilitado com queimaduras.

Equipes do IHP (Instituto do Homem Pantaneiro), (Instituto de Meio Ambiente de ), CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) e voluntários viajaram de barco, na quarta-feira (20), para receber o animal nas áreas de preservação e acompanhar o processo de liberdade.

Após dois meses passando por tratamentos no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), o felino ganhou mais de 40 quilos, as queimaduras nas patas e corpo foram cicatrizadas e será solta com um colar para monitoramento via satélite.

Recuperada de queimaduras, onça Jout Jout viaja para voltar ao habitat no Pantanal
Patas do animal cicatrizadas. (Foto: Divulgação/Imasul)

Além de sobreviver a um dos piores incêndios no bioma pantaneiro, Jout Jout foi resgatada com um projetil alojado no fêmur, disparado por atiradores. Ela foi salva por equipes junto a outro macho, que acabou não resistindo e morrendo pouco de pois de char ao Cras.

Na tarde de quarta-feira (21), as pessoas que participaram do processo de recuperação do animal festejaram a da felino que presenta a fauna do Estado.

Monitoramento

O colar foi implantado pelo pesquisador da UFMS, Gediendson Ribeiro de Araújo, especialista no assunto, e será monitorado por pesquisadores do Cenap (Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros) e do IHP. A coleira contém uma bateria e um chip que a cada hora emite um sinal, capturado pelo satélite e retransmitido ao software de monitoramento.

“O sinal nos permite saber qual o percurso transcorrido pelo animal durante o dia, se tem se alimentado, quantas horas tem descansado”. Com base em dados de outros felinos da espécie, é possível saber se essa onça estará apresentando um comportamento considerado normal. A bateria deve durar cerca de um ano e meio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
luan

De Luan Santana a Ney Matogrosso, relembre pessoal da arte que ‘levou e leva’ MS para o mundo

UEMS mantém até dia 20 inscrições para seleção e preenchimento de vagas para professor temporário

Dois casos de varíola dos macacos são confirmados na fronteira com Corumbá

Juíza de MT alega tentativa de intimidação após ser investigada por intervir a favor do marido

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

PM que fazia romaria é morto com um tiro no peito

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Em segundos, casal arromba padrão de energia e furta fios de cobre na Capital

Casal furtou fios de cobre em uma loja na rua Anibal de Toledo

Famosos

Vencedora do Oscar, Diane Kaeton morre aos 79 anos

Neste sábado (11), a atriz Diane Keaton faleceu aos 79 anos. A vencedora do Oscar morreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Conforme a revista People, a causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente. Reconhecida em Hollywood, a artista venceu o Oscar de melhor atriz em 1977. Na época, ela interpretou papel no filme “Annie … Continued

Brasil

Papa Leão XIV receberá Lula no Vaticano na próxima semana

O presidente já realizou encontros com os últimos três papas

Polícia

Motociclista levava criança e mulher a 120 km/h em moto sem retrovisores

Os envolvidos foram encaminhados para a Santa Casa; a mulher teve sua perna amputada e a crianças está estável