Pular para o conteúdo
Cotidiano

ProUni abre inscrições para 1,7 mil bolsas de estudo em MS; veja como se inscrever

Começam nesta terça-feira (12) as inscrições para concorrer a 1.782 bolsas de estudo disponíveis em universidades particulares de Mato Grosso do Sul na primeira seleção do ProUni (Programa Universidade para Todos). Gestor do programa, o Ministério da Educação (MEC) informou que, deste total, 929 serão bolsas integrais e 853, parciais, com 50% de desconto sobre o […]
Arquivo -

Começam nesta terça-feira (12) as inscrições para concorrer a 1.782 bolsas de estudo disponíveis em universidades particulares de Mato Grosso do Sul na primeira seleção do (Programa Universidade para Todos). Gestor do programa, o Ministério da Educação (MEC) informou que, deste total, 929 serão bolsas integrais e 853, parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.ProUni abre inscrições para 1,7 mil bolsas de estudo em MS; veja como se inscrever

ProUni abre inscrições para 1,7 mil bolsas de estudo em MS; veja como se inscrever

A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa, na internet. Também é possível pesquisar as opções ofertadas por cidades e por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância).

As inscrições começam na terça-feira (12) e se encerram na sexta (15). 

Quem pode se inscrever

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.300). É preciso ainda que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação.

Além disso, é necessário que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa – neste caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Como o resultado do Enem do ano passado só será divulgado após o término do , neste semestre, excepcionalmente, os interessados serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019. O MEC pretende aplicar as provas do Enem a partir do próximo dia 17, mas algumas entidades, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tentam obter, na Justiça, o adiamento das provas em virtude dos reflexos da pandemia de covid-19.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 deste mês.

O ProUni oferece ainda duas oportunidades para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo, que são a segunda chamada e a lista de espera. O cronograma completo também pode ser consultado na página  do programa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
papa

Tereza Cristina lamenta morte de Papa Francisco: ‘pregou a tolerância e o fim dos conflitos e desigualdades’

Papa francisco

Ministros do governo Lula lamentam morte de papa Francisco e enaltecem legado

Processo seletivo oferta 27 vagas para área de educação em MS; confira

Pároco de MS, que foi tocado pelo papa Francisco, convoca fiéis para missa: ‘Humanidade’

Notícias mais lidas agora

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa

Arquidiocese da Capital faz homenagem ao Papa Francisco: 'Muito acolhedor'

carlo acutis

Canonização de beato que fez milagre na Capital é suspensa após morte do Papa

‘Humildade, simplicidade e compromisso’, relembra governador de MS sobre Papa Francisco

Últimas Notícias

Brasil

Lideranças e entidades religiosas, além de políticos brasileiros, lamentam a morte do papa

"Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno", declarou ministro da Casa Civil

Mundo

JD Vance, vice-presidente dos EUA, fez última visita ao Papa no Vaticano

Encontro ocorreu dois meses após pontífice criticar política migratória de Trump

Polícia

De acidentes a assassinatos, 12 perderam a vida no fim de semana em Mato Grosso do Sul

Ao menos 12 pessoas morreram entre sexta-feira (18) e domingo (20) em Mato Grosso do Sul. Entre as causas das mortes estão acidentes de trânsito e assassinatos. Jean Marcos da Costa, de 28 anos, foi assassinado a tiros, na noite de domingo (20), em Porto Murtinho, pelo cunhado em uma propriedade rural. O crime ocorreu … Continued

Mundo

Líderes árabes destacam legado de paz e diálogo do Papa Francisco

Papa Francisco foi o primeiro pontífice da história a celebrar uma missa em solo do Oriente Médio