Pular para o conteúdo
Cotidiano

Projeto sobre privatização de 5 parques estaduais de MS deve ser concluído até fim do ano

O ano de 2021 será de privatizações no governo Reinaldo Azambuja (PSDB). E, um desses projetos é conceder à empresas a administração de 5 parques estaduais: Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema, Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul de […]
Arquivo -

O ano de 2021 será de privatizações no governo Reinaldo Azambuja (PSDB). E, um desses projetos é conceder à empresas a administração de 5 parques estaduais: Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema, Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul de . O projeto deve ficar pronto até fim do ano.

Quem conduz esse estudo é o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que firmou contrato no dia 30 de dezembro de 2020 com o governo de . “Estamos na fase de levantamento de dados, estudo da legislação e busca por documentação, fazendo reuniões semanais com o BNDES e equipes de consultoria para a produção deste projeto”, relatou Gabriela Rodrigues, coordenadora de Parcerias da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas).

Após a fase de capacitação e levantamento de dados, o próximo passo é a realização do estudo de viabilidade dos parques, para definirem que unidades estarão aptas a seguir para concessão à iniciativa privada. “Nossa expectativa é que o estudo esteja pronto até o final deste semestre e que os projetos sejam concluídos até o final do ano, sendo submetidos a audiência e consulta pública”, disse Rodrigues.

O secretário de desenvolvimento econômico de MS, , explicou como funciona a parceria para este projeto. “Em relação aos parques, o BNDES vai avaliar a atratividade, que tipo de uso que pode ser feito, quais as restrições. Então, ele faz um grande estudo para que possa avançar nessa estruturação”, pontuou.

Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Conselho do PPI (Programa de Parceria de Investimentos) qualificou 58 ativos no país que serão tratados como prioridade pelo para concessão à iniciativa privada. Entre eles está o projeto do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Parque Nacional da Serra da Bodoquena privatizações
Parque Nacional da Serra da Bodoquena. (Foto: Divulgação)

A unidade de conservação também foi qualificada para integrar o PPI e deverá ser concedida à iniciativa privada. Os contratos deverão prever que o concessionário apoie a conservação e a proteção de unidades, preste serviço de apoio à visitação e as administre.

Após 20 anos de sua criação, a unidade de conservação iniciou, em setembro, a visitação turística. A Unidade de conservação possuí 76.480 hectares que abrange os municípios de Bodoquena, Bonito, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Olha! Lá vem o trem chegando”: Artista lança obra audiovisual sobre história da ferrovia de MS

Moraes tem embate com advogado de Filipe Martins: ‘enquanto eu falo, o senhor fica quieto’

Inscrição para participar da ‘Semana da Tecnologia’ termina hoje

Procurador pede investigação do MP sobre denúncia por corrupção contra ex-presidente da Câmara de Aquidauana

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 27 anos

Lula assina isenção de taxa de verificação de taxímetros mirando agradar taxistas

Últimas Notícias

Sem Categoria

Polícia investiga morte de homem atropelado em Campo Grande

Exame necroscópico foi solicitado para que o atropelamento seja investigado

Cotidiano

VÍDEO: Com 9 casos de raiva e 450 morcegos recolhidos, CCZ alerta sobre perigos da doença

Raiva é incurável em animais e letal aos seres humanos

Política

Com parlamentares de MS, FPA discute taxação de Trump e Imposto de Renda para ‘ricaços’

A FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) irá discutir, na próxima terça-feira (15), a taxação dos Estados Unidos em 50% contra os produtos brasileiros e as novas regras do imposto de renda para as altas rendas. O colegiado voltado para o setor do agronegócio conta com 353 parlamentares e inclui senadores e deputados federais de Mato … Continued

Conteúdo de Marca

Jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ Estão por Toda Parte – e as Reações São Geniais

Os jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ viraram febre nas redes sociais e estão chamando atenção pelo humor, crítica social e, claro, pela diversão que oferecem. Em meio a discussões sobre desigualdade econômica e o crescimento da fortuna dos bilionários, usuários encontram nesses jogos uma forma de extravasar a curiosidade (e a ironia) … Continued