A primeira semana de março deste ano deve registrar alto volume de chuvas acompanhadas com queda de raio, conforme o meteorologista Natálio Abraão Filho, em Mato Grosso do Sul. O prognóstico também aponta que período de chuva deve der maior que registros do mês de fevereiro.

De acordo com a previsão , uma zona de convergência do Atlântico Sul deve estar se formando no Estado, a segunda-feira (1°) até o dia 12 de março. O período deve registar pancadas de chuvas fortes, comuns no , em todos os municípios do Estado.

O alerta será para as regiões sul e sudeste do Estado, que podem registrar enchentes e inundações, próximo as áreas ribeirinhas. Embora a expectativa de chuvas, o calor deve continuar.

Chuvas acima da média

MS registrou mais de 2 mil mm de chuva, o volume ultrapassa a média histórica no mês em três cidades. De acordo com o Cemtec ( de Monitoramento do Tempo e do Clima) com dados da NOAA (Agência de Meteorologia e Oceanografia dos ) o volume de chuva em Corguinho foi de 60 mm/dia, quantidade considerada alta para uma cidade de 6 mil habitantes conforme o .

Santa Rita do Pardo, Porto Murtinho e foram as cidades com maior acumulo registrado até o momento, ultrapassando o esperado para todo o mês. O volume esperado para Santa Rita do Pardo era de 175,6 mm mas já choveu 241,4 mm

Porto Murtinho esperava 126 mm o acumulado soma 161,4 mm, e que esperava 157,2 mm já registra 170 mm. As cidades não registraram estragos como em Corguinho.

A coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, afirma que o volume registrado na primeira quinzena de fevereiro, apesar de grande, está bem distante dos acumulados registrados em janeiro. “No comparativo com o mesmo período do mês passado, o primeiro mês de 2021 foi bem mais chuvoso”.