Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS registra mais de 2 mil mm de chuva e volume deve ultrapassar média histórica no mês

Os moradores de Mato Grosso do Sul já perceberam que 2021 está sendo um ano chuvoso, pois a percepção não está errada, somente em fevereiro o estado já registrou um acumulado de 2.374,8 milímetros de chuvas e três cidades já registraram um volume acima do esperado para todo o mês. A chuva registrada durante o […]
Arquivo -

Os moradores de Mato Grosso do Sul já perceberam que 2021 está sendo um ano chuvoso, pois a percepção não está errada, somente em fevereiro o estado já registrou um acumulado de 2.374,8 milímetros de chuvas e três cidades já registraram um volume acima do esperado para todo o mês.

A registrada durante o de carnaval foi uma das mais intensas do mês provocando estragos em diversos municípios, como em Corguinho, que destruiu pontos, obstruiu vias e deixou 250 pessoas ilhadas, segundo o Governo do Estado.

De acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) com dados da NOAA (Agência de e Oceanografia dos Estados Unidos) o volume de chuva em Corguinho foi de 60 mm/dia, quantidade considerada alta para uma cidade de 6 mil habitantes conforme o IBGE.

, e Aquidauana foram as cidades com maior acumulo registrado até o momento, ultrapassando o esperado para todo o mês. O volume esperado para Santa Rita do Pardo era de 175,6 mm mas já choveu 241,4 mm

Porto Murtinho esperava 126 mm o acumulado soma 161,4 mm, e Aquidauana que esperava 157,2 mm já registra 170 mm. As cidades não registraram estragos como em Corguinhos.

A coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, afirma que o volume registrado na primeira quinzena de fevereiro, apesar de grande, está bem distante dos acumulados registrados em janeiro. “No comparativo com o mesmo período do mês passado, o primeiro mês de 2021 foi bem mais chuvoso”.

Dados de climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia já apontavam que o volume de chuvas ficaria acima da média histórica, de 150 a 200 milímetros, para fevereiro. O esperado para todo mês varia entre 200 a 230 milímetros, com possibilidade de a região do bolsão ser a mais chuvosa.

Tempo firme à vista

O Cemtec estima tempo firme para os próximos dias em Mato Grosso do Sul. “A tendência é de tempo firme com predomínio de sol em todo o Estado até, pelo menos, segunda (22) com grande amplitude térmica, temperaturas amenas nas primeiras horas da manhã e rápida elevação ao longo do dia”, resume boletim assinado pela coordenadora Franciane Rodrigues.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Câmeras flagram ex-detento cumprimentando suspeito antes de execução na fronteira

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Últimas Notícias

Mundo

Ministro iraniano diz que negociações por acordo nuclear só são possíveis sem pressão

Representante do Teerã afirmou que todas as partes precisam estar pontas para negociar acordo nuclear

Brasil

Antes de operação, Eduardo Bolsonaro ironizou Moraes com fala sobre porta-aviões no Paranoá

Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo ainda direcionou mensagens ao vice-presidente do Brasil

Brasil

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Ex-presidente não escondeu a surpresa e indignação após ser alvo da operação da PF

Transparência

Funai notifica proprietários sobre estudo para demarcar terra indígena em Dourados

Funai expediu 16 notificações, alegando que não conseguiu informar proprietários sobre inclusão de áreas em estudo de demarcação anunciado em 2016