A prefeitura de republicou decreto que dispõe sobre o e outras medidas de prevenção ao contágio pela . O novo ato oficializa mudanças no transporte coletivo.

O ato foi republicado na edição de hoje (15) do (Diário Oficial do município) e já está em vigor. Ele suprime dois dispositivos, um que liberava os cartões do transporte coletivo para idosos, outro que suspendia o passe livre de estudantes.

A supressão se deve a outro decreto, publicado no último dia 12, que passou a regrar a utilização da gratuidade por estes dois públicos. Idosos podem usar o cartão das 9h às 16h, diariamente. Por outro lado, apenas estudantes com aulas presenciais terão passe livre.

As demais medidas do decreto de 11 de fevereiro estão mantidas. O toque de recolher começa às 23h e vai até 5h, horário válido até o próximo dia 26.

Postos de combustíveis, farmácias e serviços de saúde podem funcionar em horário estabelecido no alvará, bem como os serviços de delivery, de coleta de resíduos e ações destinadas ao enfrentamento da de covid-19.

Os estabelecimentos e atividades com atendimento ao público só podem receber 40% de sua capacidade, inclusive templos e igrejas. A medida se aplica também a festas, eventos esportivos e campeonatos, ainda limitados a 120 pessoas.

Shoppings estão autorizados a funcionar das 10h às 22h. O , das 8h às 21h.

Quem desobedecer o decreto pode ser responsabilizado nas esferas civil, administrativa e criminal, com penas que vão desde advertência até multa e prisão.

*texto alterado às 15h50 para correção de informações.