A prefeitura de afirmou, através da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), nesta quarta-feira (06), que a origem da maioria dos casos positivos de foram transmitidos em festas particulares, realizadas em domicílios ou ranchos de beira de rio.

O alerta vem do coordenador de Vigilância Sanitária e membro do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19, médico veterinário Christovam Tabox Bazan.

“São aglomerações de finais de semana, em casas e ranchos, onde as pessoas relaxam, não usam máscaras, se juntam a outras pessoas vindas de outras localidades, não mantêm distanciamento social. É destas reuniões familiares que tem surgido o maior número de casos da COVD-19”, alerta Christovam Bazan.

Conforme o , o número de casos ativos subiu para 1.103 e a cidade contabiliza 61 mortes. O médico de Família e Comunidade, lotado na equipe do setor da Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, voltou a alertar a população de Três Lagoas quanto ao perigo da expansão da Covid-19.

Ao ser questionado se as pessoas cansaram das medidas de prevenção e não acreditam mais no grave perigo da doença, o médico da Vigilância Epidemiológica observou que, “infelizmente, falta-nos liderança, especialmente, por parte do Governo Federal, porque a informação que a população realmente precisa não tem chegado às pessoas”.

Orientações

Entre as medidas de biossegurança, Vinícius Neves ressaltou a importância do . “Ficar em casa, principalmente, se a pessoa estiver gripada ou se tiver tido contato com alguém gripado, mesmo que ainda não confirmado para COVID-19”, sem abandonar o uso de máscaras, higienização constante das mãos com água e sabão, uso de álcool gel e o distanciamento social, evitando ao máximo as aglomerações.