Marquinhos anuncia o congelamento da cobrança do IPTU para 2022 em Campo Grande
Município havia publicado decisão de seguir outras capitais do país e adotar correção pela inflação, mas desistiu do reajuste
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), anunciou, na manhã desta terça-feira (9), que o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) não terá reajuste em 2022. Decreto determinando alta de 10,05% chegou a ser publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) na semana passada.
Conforme a publicação, o município havia adotado apenas a correção pela inflação oficial no período medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ficou em 10,05%. A postura adotada pela administração estava na mesma linha do previsto para outras capitais do país, que era seguir o IPCA (Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo).
Porém, diante do cenário de crise econômica instalada no país e disparada de preços que pressiona o custo de vida do campo-grandense, Marquinhos disse que vários fatores foram levados em conta. “Não houve aumento no salário dos servidores e o salário mínimo subiu apenas 5%. Então, não seria justo aplicação de 10% no IPTU e taxa de lixo. São R$ 50 milhões que a prefeitura vai deixar de arrecadar com o congelamento, mas como temos um terço da população inadimplente, a arrecadação este ano vai ser ainda maior”, comentou, avaliando que uma insatisfação econômica poderia causar a manutenção ou o aumento do número de cidadãos em débito com a prefeitura.
Quanto à legalidade da proposta, o prefeito garantiu que a medida foi analisada pelo jurídico municipal. “Estamos embasados na Constituição Federal e em decisões já tomadas pelo STF”, disse, afirmando que haverá compensação na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) “para que não fique um tributo com sistema achatado”, pontuou.
Anúncio foi feito ao lado do secretário de finanças do município, Pedrossian Net – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax
Na segunda-feira (8), a CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande) emitiu nota se posicionando contra o reajuste do IPTU 2022, reforçando que “a população ainda está sob o impacto econômico e social causados pela pandemia do Covid-19”.
Regras
O cálculo do IPTU leva em conta os seguintes fatores: manual de avaliação, manual de cadastro técnico, tabela de valores unitários por metro quadrado de edificação e planta de valores genéricos.
Dessa forma, o município faz o cálculo do imposto com base no valor venal do imóvel, através de verificação da situação dos imóveis perante o cadastro técnico imobiliário do município e a tabela de valores unitários por metro quadrado, que permanece o mesmo do praticado neste ano.
Então, uma nova tabela deve ser publicada em Diário Oficial.
Notícias mais lidas agora
- Com 12 mulheres eleitas, mais que dobra número de prefeitas em Mato Grosso do Sul
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
- Justiça nega novo pedido de censura de Beto Pereira e confirma: denúncias do Detran-MS não são fake news
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Ministro da Justiça prorroga Sala de situação que monitora terra indígena Panambi em MS
O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, decidiu prorrogar o prazo da Sala de Situação que atua sobre as demandas Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, no Estado de Mato Grosso do Sul. A sala de situação foi criada em agosto, após conflitos de terra na região. A portaria MJSP n° 787…
Semana inicia com 2.031 vagas na Funsat de Campo Grande
As vagas abrangem diferentes áreas e níveis de escolaridade
No ‘Altas Horas’, João Silva revela como está a saúde de Faustão: “Difícil”
João Silva abriu a intimidade no ‘Altas Horas’ e deu detalhes do quadro de saúde do pai, Faustão, após os transplantes de órgãos
Durante confraternização, adolescente estupra menina de 4 anos em MS
Menina estava com as roupas íntimas sujas de sangue
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.