O de Alan Guedes (PP) anunciou hoje (11) a montagem de dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no . As camas serão exclusivas para pacientes graves da covid-19.

Os equipamentos foram entregues nesta manhã na casa de saúde. São dez camas elétricas, dez respiradores, dez monitores e 20 bombas de infusão.

“A gente já vinha trabalhando para abertura destes dez novos leitos no Hospital da Vida, que é referência para tratamento da covid-19 em Dourados. O processo de habilitação pode demorar até 30 dias, mas a gente já monta os leitos e começa a atender nesta semana”, disse Alan Guedes.

[Colocar ALT]
Profissionais de Saúde recebem os equipamentos entregues ao Hospital da Vida de Dourados – Divulgação

A prefeitura vai remanejar profissionais de Saúde para a abertura das dez novas vagas. Desde meados de março, com o fim de um contrato da gestão passada com uma empresa de Goiás, o município retomou a administração dos leitos de UTI no Hospital da Vida.

Com os equipamentos entregues hoje, o Hospital da Vida dobra a capacidade de atendimento, agora com 20 leitos de UTI exclusivos covid-19.

Ao todo, Dourados passa a ter 55 camas de UTI para tratamento de pacientes graves da doença. Existem outras 20 no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); dez no Hospital Evangélico; e cinco no Hospital Santa Rita.

“Dourados, como sede de macrorregião, vai ajudar toda uma rede de municípios nesse momento crítico da pandemia”, completou o prefeito. Segundo ele, os equipamentos para a abertura dos novos leitos de UTI foram obtidos em parceria com o governo estadual.

Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Dourados soma 25,4 mil casos confirmados de covid-19, além de 359 mortes pela doença. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI no município está em 83% neste domingo.

Com a ativaçao desses novos leitos,  o secretário estadual de Saúde, acredita que o município irá aumentar a demanda no atendimento de pacientes de coronavírus. “Estamos mais vez fazendo a nossa parte enquanto gestor estadual para que Dourados e região possa consiga cruzar esse momento díficil”, garantiu Resende.