Por vezes um sentimento represado que é posto para fora é o que separa a continuidade da vida de um fim trágico como o suicídio. No meio deste trajeto com dois caminhos distintos existem heróis anônimos que não precisam de muito e ajudam a salvar vidas: os voluntários. 

Em Mato Grosso do Sul, o GAV (Grupo Amor Vida) oferece apoio emocional imediato para pessoas que estão precisando de ajuda por não se sentirem bem por estarem em crise. O GAV é uma associação civil sem fins lucrativos fundada no ano de 2001 e com sede em Campo Grande. 

A pessoa que está mal e com pensamentos suicídas pode entrar em contatos pelos números do GAV:

  • (67) 3383-4112 (fixo)
  • (67) 9 9973-8682 (Vivo)
  • (67) 9 9266-6560 (Claro)

Do outros lado da linha, voluntários estarão em regime de plantão das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados para oferecer o apoio. 

O GAV garante o anonimato, o sigilo e a não discriminação das pessoas que ligam pedindo ajuda, inclusive identificação de chamadas está desativada nas operadoras de telefonia.

Em nível nacional, outro grupo que oferece apoio é o CVV (Centro de Valorização da Vida), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar.

O CVV disponibiliza canais de atendimentos diversos:

Onde buscar ajuda?

Nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e ambulatórios de saúde mental em 24 cidades de MS, as pessoas podem procurar atendimento médico especializado, com acolhimento 24 horas a pacientes com transtornos psíquicos e sem a necessidade de agendamento antecipado.

No Estado, conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), os Caps estão localizadas em:

Aparecida do Taboado Camapuã Coxim Ponta Porã
Aquidauana Campo Grande Dourados Rio Verde de Mato Grosso
Bataguassu Cassilândia Maracaju São Gabriel do Oeste
Bela Vista Chapadão do Sul Nova Andradina Água Clara
Bonito Corumbá Naviraí Três Lagoas
Caarapó Costa Rica Paranaíba Sidrolândia

 

Campo Grande conta com seis Caps e cada um disponibiliza uma equipe multidisciplinar de profissionais composta por terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos e psiquiatras, que devem avaliar o paciente e encaminhar ao tratamento mais adequado de acordo com o diagnóstico, de acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde).

Além disso, o serviço de urgência e emergência, se trata de um atendimento geral que deve avaliar e encaminhar o paciente quando há um quadro de surto ou risco iminente à vida.

Este serviço é ofertado em seis UPA (Unidades de Pronto Atendimento), com funcionamento 24 horas e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde), onde, com a chegada de um paciente neste quadro, já é acionado um psiquiatra da rede para fazer o acompanhamento dele.

Na Capital, no CEM (Centro Especializado Municipal) funciona o Ambulatório de Saúde Mental. Os agendamentos são feito através do sistema de regulação e a unidade conta com acolhimento e avaliação por profissionais a fim de encaminhar o paciente ao tratamento adequado.

Voluntariado

Os serviços de apoio emocional ofertados pelo GAV e pelo CVV são feitos por voluntários que se disponibilizam a atender as chamadas de quem procura ajuda. Conforme o presidente do GAV, Gerson Fraulob, atualmente o grupo conta com 81 voluntários, que ficam disponíveis para atender quem busca ajuda. 

Uma das heroínas é Denise Serra, de 50 anos, que está no voluntariado do GAV há 3 anos. Para ela, a maior doação que ela pode fazer é a do seu tempo. “Eu acho que o tempo é precioso. Você pode escutar a outra pessoa e doar um pouco do seu tempo ajuda muito nessa situação [de prevenção ao suicídio]”, disse ao Jornal Midiamax

Denise, que também faz outros tipos de doação como dinheiro, roupas e alimentos, se sente muito bem ajudando com algo tão simples, mas muito importante. “As vezes a pessoa pode estar rodeada de gente, mas não consegue ou não tem com quem deliberar o seu conflito interno”, comentou, sobre o trabalho do voluntário.

Como se tornar um voluntário?

As pessoas que desejam entrar para a equipe do GAV podem se inscrever pelo formulário disponível neste link. Porém, é preciso que o futuro voluntário more em MS e esteja dentro dos requisitos abaixo:

  • Ter mais de 18 anos de idade: A lei civil já definiu a idade em que a pessoa atinge o grau de maturidade, passando a ser dotada de capacidade civil para a prática de todos os atos inerentes à vida adulta, responsabilizando-se pela própria conduta.
  • Dispor de tempo para realizar os plantões de atendimento: No GAV os atendimentos são realizados em plantões de 4 horas semanais, de domingo a sábado, inclusive feriados. O voluntário de atendimento deve realizar pelo menos um plantão semanal, em horário compatível com a sua vida pessoal, podendo, se o desejar, fazer mais de um plantão por semana.
  • Estar disposto a aceitar e amar incondicionalmente outra pessoa: Uma das características do serviço é o não julgamento. Isto só é possível se os voluntários se comprometerem a aceitar, não discriminar e nem condenar as pessoas pelos pensamentos, sentimentos e ações, ainda que não concordem com eles.
  • Participar da formação continuada: Para promover a melhor qualidade possível do atendimento, é preciso que os voluntários participem dos cursos e treinamentos que o GAV fornece periodicamente.
  • Ter razoável equilíbrio emocional: Se o voluntário está em estado de desequilíbrio, se está perturbado emocionalmente, então não pode atender, pois prejudicaria o atendido e a si mesmo.
  • Concordar com os princípios e valores da entidade: Se o interessado a ser voluntário não concorda com os princípios e valores defendidos pela casa, então não pode participar de seu quadro de voluntários, segundo o GAV.
  • Comprometer-se a respeitar as normas do Estatuto e as determinações dos órgãos internos: Não se pode admitir que alguém participe de qualquer organização se ela não se dispõe a seguir as suas regras, ainda conforme entidade.