“Quanto à questão da biossegurança, o próprio presidente da Associação, Pai Clemilson Medina, juntamente com outros líderes religiosos, estão recomendando aos fiéis que todas as medidas de segurança cabíveis neste momento sejam seguidas”, completou o diretor-presidente da Fundação da e do Patrimônio Histórico de Corumbá.

Iemanjá

Confeccionada à base de isopor, a imagem sozinha de Iemanjá terá 5,30 metros com o andor atingirá pouco mais de 7 metros. Na mitologia yorubá (ioruba), Iemanjá, cujo nome tem significado de mãe dos filhos-peixe, é filha de Olokun, soberano dos mares, que deu a ela, quando criança, uma poção que a ajudasse a fugir de todos os perigos.

A deusa cresceu e se casou com Oduduá, com quem teve 10 filhos orixás (por isso seu nome significa também mãe de todos orixás). É considerado o orixá mais popular do Brasil. Em 02 de fevereiro é celebrado o dia de Iemanjá. Além desta data, devotos realizam celebrações também em 15 de agosto e 31 de dezembro, por conta da virada de ano e as simpatias das 7 ondas.

A influência da Rainha do Mar no Brasil começou com a chegada dos africanos ao país. Iemanjá é um orixá da religião do povo Egba, nativos da cidade de Abeokuta, na Nigéria. Com informações do blog Astrocentro.