Por ‘descaso’ contra Covid-19, grupo com 50 indígenas dorme na Dsei à espera de secretário
Grupo com cerca de 50 indígenas passou a noite no prédio da Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) em Campo Grande à espera do secretário da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Robson Santos. A principal reivindicação é a troca do coordenador da Dsei, Joe Saccenti Junior e ações mais efetivas no combate à Covid-19. Conforme Eder […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Grupo com cerca de 50 indígenas passou a noite no prédio da Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) em Campo Grande à espera do secretário da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Robson Santos. A principal reivindicação é a troca do coordenador da Dsei, Joe Saccenti Junior e ações mais efetivas no combate à Covid-19.
Conforme Eder Buriti, uma das lideranças indígenas que está no local, o secretário prometeu atender o grupo por volta das 14h. Eder disse que o atual coordenador teria exonerado funcionários que faziam atendimento da Covid-19, agredido verbalmente lideranças e deixando de ouvir as comunidades.
A professora indígena da aldeia Jaguapiru Cristine Machado explicou as decisões tomadas pelos líderes. “Existe muita resistência em conversar com a gente, mas viemos para um diálogo e nossa própria resistência, para ficar até sermos atendidos”, comentou.
De acordo com ela, a persistência é para aproveitar que o secretário da Sesai está aqui no Estado. Vereador em Coronel Sapucaia e líder na aldeia Taquaperi, Claudemiro Pereira explica que o principal objetivo da manifestação é conseguir dialogar. “Não temos diálogo com o Dsei há cerca de um ano. Afastaram funcionários da área de saúde das aldeias, falta estrutura, a situação é precária e em muitos casos, não temos nem ambulância”, diz.
Liderança na aldeia Bananal, Wilson Terena afirma que há 15 aldeias em Aquidauana e apenas um médico para atendimento. O profissional ainda foi infectado pela Covid-19, deixando as aldeias sem assistência. “A gente pede socorro, perdemos várias pessoas, gente querida, pessoas da família. Está um descaso com a saúde indígena”.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.