Cotidiano

Pesquisa revela que 88% querem tomar a terceira dose contra Covid-19

A consulta foi realizada entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro

Marcelo Nantes Publicado em 22/10/2021, às 14h50

Brasileiros têm interesse em tomar terceira dose da vacina contra Covid-19
Brasileiros têm interesse em tomar terceira dose da vacina contra Covid-19 - Arquivo

Praticamente 9 entre dez brasileiros — precisamente 88% — que já tomaram uma ou duas doses da vacina contra a Covid-19 afirmam que pretendem tomar a terceira dose do imunizante. Apenas 12% não demonstraram interesse na vacinação de reforço. 

A revelação consta no último relatório da pesquisa Saúde Brasil, realizada pelo CPS-UnB (Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília) e pelo IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados). Dos que desejam receber a dose de reforço, a maioria (36%) respondeu que, mesmo se pudesse escolher, tomaria qualquer uma das marcas de imunizantes disponíveis no Brasil.

"Os resultados mostram que, apesar da demora do país em iniciar a vacinação e dos erros na comunicação do governo federal, a sociedade brasileira aderiu majoritariamente à imunização contra a Covid-19. Isso é fruto, em boa medida, do histórico de vacinação dos brasileiros e das brasileiras contra diversas doenças e da confiança numa solução sanitária que tem sólida base científica há décadas", diz Wladimir Gramacho, coordenador do CPS-UnB.

Entre as principais razões que os entrevistados alegaram para terem se vacinado, a confiança na segurança e na eficácia da vacina foi mencionada por 79%, seguida pela resposta "para poder viajar e sair com segurança" (57%), pela insistência da família (25%) e dos amigos (3%).

Com IPBAD

Jornal Midiamax