Praticamente 9 entre dez brasileiros — precisamente 88% — que já tomaram uma ou duas doses da vacina contra a afirmam que pretendem tomar a terceira dose do imunizante. Apenas 12% não demonstraram interesse na vacinação de reforço. 

A revelação consta no último relatório da pesquisa Saúde Brasil, realizada pelo CPS-UnB (Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da de Brasília) e pelo IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados). Dos que desejam receber a dose de reforço, a maioria (36%) respondeu que, mesmo se pudesse escolher, tomaria qualquer uma das marcas de imunizantes disponíveis no Brasil.

“Os resultados mostram que, apesar da demora do país em iniciar a vacinação e dos erros na comunicação do governo federal, a sociedade brasileira aderiu majoritariamente à imunização contra a Covid-19. Isso é fruto, em boa medida, do histórico de vacinação dos brasileiros e das brasileiras contra diversas doenças e da confiança numa solução sanitária que tem sólida base científica há décadas”, diz Wladimir Gramacho, coordenador do CPS-UnB.

Entre as principais razões que os entrevistados alegaram para terem se vacinado, a confiança na segurança e na eficácia da vacina foi mencionada por 79%, seguida pela resposta “para poder viajar e sair com segurança” (57%), pela insistência da família (25%) e dos amigos (3%).

 

Com IPBAD