Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pesquisa da UFMS confirma primeiros casos de Covid-19 em cão e gato de Campo Grande

Pesquisadores do projeto PetCovid, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) confirmaram, nesta terça-feira (23), os primeiros casos positivos de Covid-19 em animais domésticos. Um cão e um gato, de Campo Grande, teriam sido contaminados pelos tutores que também tiveram exames confirmados para a doença. Conforme a pesquisada de epidemiologia, zoonoses e saúde […]
Arquivo -

Pesquisadores do projeto PetCovid, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) confirmaram, nesta terça-feira (23), os primeiros casos positivos de Covid-19 em animais domésticos. Um cão e um gato, de , teriam sido contaminados pelos tutores que também tiveram exames confirmados para a doença.

Conforme a pesquisada de epidemiologia, zoonoses e saúde pública, Juliana Galhardo, o vírus SARS-CoV-2 foi detectado, por amostras de swab, o cotonete orofaríngeo, em um cachorro da raça teckel e um gato siamês.

“As amostras foram diagnosticadas para fragmentos do novo coronavírus através RT-PCR em tempo real no laboratório TECSA, parceiro do projeto. Os dois animais estão assintomáticos e em ótimas condições de saúde. Inclusive já foram monitorados pela equipe”, informa a professora.

O diagnóstico de fragmentos do vírus indica que as pessoas que estavam com Covid-19 na residência transmitiram para seus pets, mas a pesquisa ainda não pode afirmar que os pets podem transmitir às pessoas, até o momento não foi verificada essa possibilidade

“Os casos detectados em Campo Grande foram notificados às autoridades de saúde animal e humana: Mapa (Ministério da Agricultura e ), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Segundo o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de , no Brasil, 11 casos de animais domésticos já tiveram o vírus detectado no organismo, sendo, um cachorro em ; um gato de Cuiabá; quatro cães e um gato de ; dois gatos na região metropolitana do Recife; e um cão e um gato da Capital.

O projeto está sendo realizado em seis capitais simultaneamente: Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Recife, Belo Horizonte e São Paulo. Vale ressaltar, que de acordo com os pesquisadores, nenhum caso foi confirmado onde o vírus foi transmitido do animal para o humano. A pesquisa ainda reforça que o abandono é crime.

Além disso, o estudo continua e está precisando de voluntários, os requisitos são: pessoas que estão em isolamento e com diagnóstico recente da doença; que tenham pet (cão ou gato); e morem em Campo Grande. Os voluntários podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo perfil no Instagram @petcovid_ufms

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe