Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estudo multicêntrico avalia risco de transmissão da Covid-19 de humanos para cães e gatos

Diagnosticar e monitorar a infeção em cães e gatos de tutores positivados para a Covid-19 é apenas um dos objetivos do “Estudo multicêntrico para a vigilância de SARS-CoV-2 em animais de companhia com interface à Saúde Única (PetCOVID-19 Study): coorte prospectiva de mamíferos domiciliados para avaliação de risco de transmissão zooantroponótica no Brasil”, que na […]
Arquivo -

Diagnosticar e monitorar a infeção em cães e gatos de tutores positivados para a Covid-19 é apenas um dos objetivos do “Estudo multicêntrico para a vigilância de SARS-CoV-2 em animais de companhia com interface à Saúde Única (PetCOVID-19 Study): coorte prospectiva de mamíferos domiciliados para avaliação de risco de transmissão zooantroponótica no Brasil”, que na UFMS tem a participação de grupos de pesquisa do curso de Medicina Veterinária (Famez) e Medicina (Famed).

O rastreamento será feito em cem animais em Campo Grande. Outros 900 bichanos serão analisados em , , , e São Paulo, sendo que a definição do número amostral leva em conta o número de indivíduos positivos no trimestre anterior à coleta, considerando aproximadamente 10% do total de casos em humanos. A coordenação geral é da Universidade Federal do Paraná.

“Nós queremos entender como as pessoas conseguem transmitir para os seus pets – cães e gatos o vírus e para isso, iremos fazer a coleta na casa das pessoas, preferencialmente, em ativo da doença, estando o tutor em isolamento social”, diz a coordenadora local do projeto, professora Juliana Galhardo (Famez).

Os tutores voluntários devem ter diagnóstico laboratorial confirmado para SARS-CoV-2 por RT-qPCR ou resposta imunológica apenas por IgM (caracterizando doença ativa), até sete dias da data do diagnóstico. Se não houver número suficiente nesse perfil, outras pessoas que já tiveram a doença poderão ser também voluntárias.

A coleta nos animais será feita em duas oportunidades, sendo a segunda duas semanas após a primeira. Os pesquisadores irão coletar amostras de sangue e swab para teste de anticorpos e molecular. A expectativa é iniciar o trabalho em novembro, entrando no mês de dezembro, e ainda este ano divulgar os resultados.

Os pesquisadores querem ainda “comparar e determinar as características ambientais e outros fatores associados à infecção nos animais positivos, em diferentes regiões brasileiras e, por fim, propor um fluxograma padrão e proposta de ações para o controle da Covid-19 em animais de estimação em parceria com órgãos de vigilância em saúde, em especial vigilância ambiental e zoonoses, e atenção primária, nas diferentes regiões do Brasil”.

Recentemente, em Mato Grosso, foi identificado um caso de felino com o vírus, transmitido por seu tutor, sendo o único registrado no Brasil. A professora Juliana lembra que não há qualquer caso de transmissão de Coronavírus de pets para humanos, ou entre pets e que, por isso, não há qualquer motivo para abandono dos animais. Em breve serão divulgados o e-mail para registro dos voluntários e os detalhes das regras para participação. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Carmen desapareceu no dia 12 de junho no campus de Ilha Solteira da Unesp

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho

Cotidiano

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Mato Grosso do Sul soma 8.402 adesões