Diante da queda nos indicativos da pandemia e a vacinação avançada, muitas pessoas têm retomado atividades em — inclusive ao frequentar locais com maior chance de contágio, como festas e eventos. Com a retomada, o chamado ‘passaporte da imunidade' tem sido muito discutido e o (Programa Saúde e Segurança na Economia) pode ter uma definição até o fim do mês. 

Quem explica é o presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel. “Se o estado adota, terá consequências muito importantes, temos que ter cautela. Até o fim do mês, deve ser definido o panorama”, disse. 

Enquanto não há uma definição sobre o assunto, Riedel continua defendendo que os próprios empreendedores devem definir suas regras. O ‘passaporte da imunidade' é quando o estabelecimento exige a comprovação de vacinação para aceitar que o cliente entre no local.

“Tem sido muito demandada esta questão. Estamos discutindo isso, no Prosseguir já foi tema de pauta. Não queremos nos precipitar com as medidas, o mercado está se adaptando a isso, eventos pedem o passaporte e isso é saudável do ponto de vista do negócio. Mas sobre o Estado pedir, há pontos positivos e negativos”, reforça. 

O que é o passaporte? Como conseguir? 

O chamado ‘passaporte da imunidade' é o assunto da vez e tem sido discutido em Mato Grosso do Sul como uma medida para evitar uma nova onda de casos novos de coronavírus. A ideia é de que a carteirinha de vacinação contra a covid seja exigida na entrada de eventos. 

Mesmo com a discussão ainda em pauta, a população já pode garantir o comprovante da vacinação contra o coronavírus. É possível, inclusive, tê-lo no celular, para acessar quando quiser. Confira o passo a passo aqui.