O chamado ‘passaporte da imunidade' é o assunto da vez e tem sido discutido em como uma medida para evitar uma nova onda de casos novos de coronavírus. A ideia é de que a carteirinha de vacinação contra a covid seja exigida na entrada de eventos. 

O Estado até já tem uma cidade que adotou a estratégia. O município de Chapadão do Sul, a 330 quilômetros da Capital, aderiu à obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus. Assim, os moradores terão que comprovar que tomaram ao menos uma dose da vacina para entrar em estabelecimentos comerciais e eventos, como shows.

Em Campo Grande, um projeto de lei foi protocolado na Câmara de Vereadores para criar o passaporte digital de imunização. O projeto foi apresentado pelo vereador Otávio Trad (PSD) em julho. A ideia é que a carteirinha sirva como autorização para entrada em locais e eventos públicos, incluindo o transporte coletivo. A proposta do ‘passaporte da imunidade' também já foi apresentada em projetos do vereador Papy (Solidariedade) e Camila Jara e Ayrton Araújo (PT). 

A exigência do passaporte da imunidade em todo o Mato Grosso do Sul já foi debatido, mas não houve consenso da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde. A decisão foi adiada, mas não descartada totalmente.

Como garantir o passaporte

Mesmo com o ‘passaporte da imunidade' em discussão, a população já pode garantir o comprovante da vacinação contra o coronavírus. É possível, inclusive, tê-lo no celular, para acessar quando quiser.

Carteirinha da Sesau de Campo Grande

Os campo-grandenses podem baixar o documento digital. Confira o passo a passo: 

Para quem já foi vacinado, basta acessar o site com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha utilizados durante o cadastro para vacinação. 

E pronto! O cartão fica disponível para ser baixado. No cartão digital, há informações sobre a data, local, fabricante, lote e até o nome do profissional que aplicou o imunizante. 

Certificado do SUS

Também é possível obter o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, um documento que comprova a imunização contra a doença. O certificado pode ser obtido pelo Conecte SUS Cidadão, do Ministério da Saúde.

Basta acessar o site ou aplicativo e fazer o cadastro. Confira aqui o aplicativo para Android e para iOs.

Em seguida, busque pelo ícone da vacina e clique em ver as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clique no botão ‘carteira de vacinação digital'. 

Pronto! Agora você já tem o certificado de que foi imunizado contra o coronavírus.