Cotidiano

“O que está fora da minha capacidade, apelo para São Francisco”: veterinária leva pets há 10 anos para bênção

Este ano benção é para agradecer companhia de cadelinha que está com câncer terminal

Renata Barros Publicado em 04/10/2021, às 08h00

Cadelinha mora com a mãe de Amanda, mas não resiste ao colo da veterinária
Cadelinha mora com a mãe de Amanda, mas não resiste ao colo da veterinária - Foto: ArquivoPessoal/AmandaCoelho

Nesta segunda-feira (4), a Igreja Matriz Paróquia São Francisco de Assis realiza a tradicional benção dos animais, como parte da Festa de São Francisco. Durante a ação, freis abençoam os animais, que são levados por seus tutores para pedir um auxílio divino ou apenas agradecer.

Muitas pessoas separam conhecimento científico e fé, decidindo acreditar apenas em um ou em outro. Com Amanda Coelho não é assim. A médica veterinária, de 33 anos, leva há mais de uma década seus animais para serem abençoados na paróquia.

Apesar dos conhecimentos técnicos adquiridos por sua formação, ela crê na existência de uma força acima dela. “Eu sou veterinária, mas eu entendo que a minha capacidade tem um limite, eu consigo fazer o que Deus me permite e dali pra frente é obra do Senhor”, afirma. Atualmente, ela tem dois gatos e duas cadelas. “O que está fora da minha capacidade, eu apelo para São Francisco e para Deus”, completa a veterinária.

Benção especial

Em 2021, a benção dos freis será diferente e especial para ela. Há seis meses, uma de suas cadelas, a Yiku, uma buldogue francês, de 14 anos, foi diagnosticada com um câncer terminal.

Nem todo suporte técnico que a médica veterinária dispõe será suficiente para recuperar a cadelinha. “Ela tem um câncer que não tem tratamento, não tem como fazer cirurgia, nem quimioterapia”, narra Coelho.

[Colocar ALT]
Cadelinha está há 14 anos alegrando a vida de Amanda.
Foto: Arquivo Pessoal/AmandaCoelho

Ainda assim, o estado de saúde e disposição de Yuki surpreende a todos, até mesmo a oncologista veterinária que a acompanha. “Ela é um paciente terminal, com perda de musculatura, mas come, não tem dor, como diz a oncologista ‘não sei como’”, comenta a tutora.

Dessa vez, a benção na paróquia de São Francisco de Assis será para agradecer por todo tempo que Yuki passou ao seu lado e muito mais. “Agradecer os 14 anos, entregar para Deus o que tiver que ser e pedir que ela faça uma passagem tranquila”, diz a veterinária.

São Francisco de Assis

Em 4 de outubro, a Igreja Católica celebra o dia do frade italiano, São Francisco de Assis. Nascido em uma família rica e próspera, Francisco abriu mão de tudo para se colocar a serviço de Jesus Cristo. Uma das características mais marcantes de São Francisco era tratar a todos como igual, com amor e bondade, até mesmo os animais, chegando a chamá-los de irmãos. Por sempre respeitar e se dedicar à natureza, São Francisco de Assis passou a ser considerado Padroeiro da Ecologia e o Protetor dos Animais.

Todo ano, igrejas em homenagem ao santo realizam programações especiais na data e entre elas está a benção aos animais por freis franciscanos. Em Campo Grande, não é diferente.

A benção aos animais será realizada no pátio da Igreja Matriz Paróquia São Francisco de Assis, das 10h às 11h e das 16h às 17h. Para participar, basta levar o animalzinho ao local, sem a necessidade de agendamento ou senhas.

Confira a seguir a programação completa para o dia de São Francisco de Assis.

A Paróquia fica localizada na Rua 14 de Julho, nº 4213, Centro.

Jornal Midiamax