Cotidiano

Com a chegada do frio, confira dicas para evitar Covid-19 e outros doenças da época

Especialista alerta para cuidados com a saúde em casa para evitar problemas respiratórios nesta época do ano

Mariane Chianezi Publicado em 07/05/2021, às 08h45

Inmet emitiu alerta para queda de temperatura nos próximos dias em MS
Inmet emitiu alerta para queda de temperatura nos próximos dias em MS - Henrique Arakaki, Midiamax

Com a chegada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul, os moradores precisam não apenas se preocupar com a Covid-19, mas também todo o 'combo' de doenças respiratórias que esse clima pode trazer. O frio é propício para o desenvolvimento de doenças como gripe, resfriado, sinusite, rinite, asma e pneumonia, por isso, todo o cuidado em casa durante esse período é essencial.

A médica pneumologista Amanda Almirão Alves, disse ao Jornal Midiamax que não é apenas o novo coronavírus que preocupa nessa época do ano, mas também todas as doenças respiratórias. Vale lembrar que é preciso ter atenção especial com os idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. 

“Além da Covid-19 existem outros vírus que o frio potencializa a transmissão e prejudicam a saúde. Em casa, as pessoas têm a mania de deixar tudo fechado, não deixa entrar ar nos ambientes, não pega sol e com isso os ácaros ficam ali. O ideal é deixar a casa aberta por um período do dia”, explicou a especialista.

Quanto às pessoas que saem para trabalhar e pegam ônibus, a pneumologista pontua que o ideal é chegar em casa, tirar os sapatos na porta assim com o casaco, pois os riscos de trazer qualquer vírus para dentro de casa, como o coronavírus, é muito grande.

“Sabemos que no frio as frequências das lavagens de roupa diminuem, mas é importante lavar o que der para lavar. Também é importante lavar o nariz com soro fisiológico, porque caso tenha algum vírus na via aérea o soro vai eliminar”, comentou.

Quando a temperatura cai, a dúvida se haverá o banho do dia também surge aos moradores e de acordo com a médica, se quer pensar nisso é o recomendado. “Devemos tomar banho todos os dias. Durante o dia somos expostos a bactérias, fungos, vírus e é preciso eliminá-los. As mulheres também devem se atentar quanto à lavagem dos cabelos, pois os fios também carregam essas bactérias”, disse.

A médica explica que é importante também cuidar da pele, hidratar para evitar ressecamento e qualquer doença subsequente.

Promessa de dias frios em MS

Para quem estava com saudades dele, pode prepara para uma boa estada em Mato Grosso do Sul. O frio chegou no estado nesta quinta-feira (6), quando os termômetros marcaram mínima de 14°C e, conforme a previsão, o clima gelado deve continuar neste fim de semana e permear nos próximos dias.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a frente fria que paira sobre MS deve causar mínimas de 12°C neste fim de semana nas cidades do Sul e Sudeste do estado. Nas cidades de Dourados e Ponta Porã, a previsão é de máxima chegando a 26°C nesta sexta-feira (7) e 31°C no sábado (8).

Em Campo Grande, a previsão é que as temperaturas mínimas no fim de semana possam ser de 16°C pela manhã e à tarde, a máxima não ultrapassa 29°C. A previsão indica que na próxima semana, o tempo possa esquentar momentaneamente, mas uma nova frente fria deve voltar a declinar as temperaturas na Capital.

No Leste, como em Três Lagoas e Aparecida do Taboado, as mínimas podem chegar a marcar 15°C nesta sexta-feira (7) e no fim de semana, pela manhã os termômetros registram 18°C de mínima e máxima de até 31°C.

O Inmet gerou um alerta de declínio de temperatura em todas as cidades de MS, inclusive o Norte e região do Pantanal.

Jornal Midiamax