Novo decreto estadual: Saúde de MS libera vacinação contra Covid-19 à noite e em fins de semana
Em novo decreto publicado nesta quarta-feira (31), o governo de Mato Grosso do Sul liberou os 79 municípios a continuar com a imunização contra a Covid-19 à noite e nos fins de semana. As secretarias municipais deverão informar à SES (Secretaria de Estado de Saúde) o calendário de vacinação. Cada município é livre para determinar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em novo decreto publicado nesta quarta-feira (31), o governo de Mato Grosso do Sul liberou os 79 municípios a continuar com a imunização contra a Covid-19 à noite e nos fins de semana. As secretarias municipais deverão informar à SES (Secretaria de Estado de Saúde) o calendário de vacinação.
Cada município é livre para determinar seu calendário, conforme a população. Entre os idosos, por exemplo, as secretarias convocam esse público por idade a cada dia. Ainda podem ser imunizados profissionais da saúde, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e em breve, trabalhadores da segurança pública.
Decreto
O novo decreto, que passa a valer a partir de 5 de abril, prevê três horários para o toque de recolher. A observância às normas de biossegurança e a utilização de máscara seguem obrigatórias.
Cidades com bandeira cinza (alto risco de contaminação pelo novo coronavírus) no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) devem obedecer toque de recolher das 20h às 5h. Na bandeira vermelha, a restrição é das 21h às 5h. E para municípios na bandeira laranja, das 22h às 5h.
As bandeiras amarela e verde dispensam a restrição. As cidades que têm sistema de transporte coletivo podem manter o serviço funcionando em até uma hora após o toque de recolher.
Durante a restrição de circulação, apenas hipermercados, supermercados e mercados podem continuar abertos, que não devem autorizar o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local neste período. E durante todo o horário de funcionamento, a entrada de clientes deve ser limitada a apenas uma pessoa da mesma família, exceto os casos que exigem acompanhamento especial.
Eventos e reuniões de qualquer natureza com mais de 50 pessoas seguem vedados. O funcionamento do comércio deve observar a limitação do atendimento a 50% da capacidade e a observância das normas de biossegurança, principalmente o uso obrigatório de máscara.
As prefeituras podem ainda baixar novas restrições que complementem o decreto estadual e informar a adoção destas. Também está liberada a vacinação até mesmo durante a noite e nos fins de semana.
Notícias mais lidas agora
- Embaixadora do samba e benzedeira, familiares se despedem de Dona Cida em Campo Grande
- Homem é morto em confronto com a Polícia após roubar carro e fugir para rodovia
- Homem é encontrado morto em casa no Carandá Bosque
- Ano termina sem solução para moradores do Nova Campo Grande: ‘final de ano no fedor é difícil’
Últimas Notícias
Últimos dias: prazo para aproveitar Lei da Anistia e regularizar imóveis termina na terça-feira
Principal objetivo da Lei da Anistia de Campo Grande é conceder Carta Habite-se
PRF de Dourados tirou mais de 130 toneladas de drogas de circulação em 2024
Delegacia também apreendeu pistolas e fuzis do crime organizado
Confira as atribuições das novas pastas da Casa Civil e Articulação Regional de Campo Grande
Reforma trouxe novidades na estrutura da administração direta de Campo Grande
Apesar de versões contraditórias, suspeito de matar mãe com pá fica em silêncio em interrogatório
Suspeito teve a prisão preventiva decretada após a prisão na última sexta-feira (27) no Parque Residencial União
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.