Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em novo decreto, Governo de MS dispensa toque em duas bandeiras e reabre comércio dia 5

Foi publicado em edição extra do DOE (Diário Oficial Eletrônico) nesta quarta-feira (31) novo decreto restritivo do Governo do Estado que flexibiliza as restrições para minimizar o avanço da pandemia de Covid-19. Além disso, foram estabelecidos três horários para o toque de recolher. A flexibilização passa a valer a partir da próxima segunda-feira, 5 de […]
Arquivo -

Foi publicado em edição extra do DOE (Diário Oficial Eletrônico) nesta quarta-feira (31) novo decreto restritivo do Governo do Estado que flexibiliza as restrições para minimizar o avanço da pandemia de . Além disso, foram estabelecidos três horários para o toque de recolher.

A flexibilização passa a valer a partir da próxima segunda-feira, 5 de abril. A observância às normas de biossegurança e a utilização de máscara seguem obrigatórias.

Cidades com bandeira cinza (alto risco de contaminação pelo novo ) no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) devem obedecer toque de recolher das 20h às 5h. Na bandeira vermelha, a restrição é das 21h às 5h. E para municípios na bandeira laranja, das 22h às 5h.

As bandeiras amarela e verde dispensam a restrição. As cidades que têm sistema de podem manter o serviço funcionando em até uma hora após o toque de recolher.

Dessa forma, Jaraguari e Rochedo ficam livre da medida restritiva. Porém, as demais normas estão mantidas. Entre os maiores municípios do Estado, Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã estão na classificação vermelha. Já Corumbá recebeu bandeira laranja e Sidrolândia é a única com bandeira cinza.

Durante a restrição de circulação, apenas hipermercados, supermercados e mercados podem continuar abertos, que não devem autorizar o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local neste período. E durante todo o horário de funcionamento, a entrada de clientes deve ser limitada a apenas uma pessoa da mesma família, exceto os casos que exigem acompanhamento especial.

Eventos e reuniões de qualquer natureza com mais de 50 pessoas seguem vedados. O funcionamento do comércio deve observar a limitação do atendimento a 50% da capacidade e a observância das normas de biossegurança, principalmente o uso obrigatório de máscara.

As prefeituras podem ainda baixar novas restrições que complementem o decreto estadual e informar a adoção destas. Também está liberada a vacinação até mesmo durante a noite e nos fins de semana.

O último decreto, publicado na semana passada, permitiu apenas o funcionamento de 45 serviços considerados essenciais e estabeleceu o toque de recolher das 20h às 5h de segunda a sexta e das 16h às 5h aos sábados e domingos. Este ainda será válido até domingo, 4 de abril.

Veja como será o toque de recolher nas 79 cidades:

Bandeira verde

  • NENHUMA

Bandeira amarela

  • Jaraguari
  • Rochedo

OBS.: não haverá toque de recolher onde houve bandeira verde e amarela, com risco baixo e tolerável de contaminação, respectivamente.

Bandeira laranja 

(Das 22h às 5h)
  • Água Clara
  • Anastácio
  • Angélica
  • Aparecida do Taboado
  • Bataguassu
  • Batayporã
  • Corumbá
  • Eldorado
  • Figueirão
  • Glória de Dourados
  • Guia Lopes da Laguna
  • Iguatemi
  • Itaporã
  • Ivinhema
  • Japorã
  • Jardim
  • Jateí
  • Nioaque
  • Paranhos
  • Rio Brilhante
  • Selvíria
  • Sete Quedas
  • Taquarussu
  • Vicentina

Bandeira vermelha

(Das 21h às 5h)
  • Alcinópolis
  • Amambai
  • Anaurilândia
  • Antônio João
  • Aquidauana
  • Aral Moreira
  • Bela Vista
  • Bodoquena
  • Bonito
  • Brasilândia
  • Caarapó
  • Camapuã
  • Campo Grande
  • Caracol
  • Cassilândia
  • Chapadão do Sul
  • Corguinho
  • Coronel Sapucaia  
  • Costa Rica
  • Coxim
  • Deodápolis
  • Dois Irmãos do Buriti
  • Douradina
  • Dourados
  • Fátima do Sul
  • Inocência
  • Itaquiraí
  • Juti
  • Ladário
  • Laguna Carapã
  • Maracaju
  • Miranda
  • Mundo Novo
  • Naviraí
  • Nova Alvorada do Sul
  • Nova Andradina
  • Novo Horizonte do Sul
  • Paraíso das Águas
  • Paranaíba
  • Pedro Gomes
  • Ponta Porã
  • Porto Murtinho
  • Ribas do Rio Pardo
  • Rio Negro
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • Santa Rita do Pardo
  • São Gabriel do Oeste
  • Sonora
  • Terenos
  • Três Lagoas

Bandeira cinza

(Das 20h às 5h)
  • Sidrolândia

*(Texto alterado às 14h54 para acréscimo de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

VÍDEO: Bombeiros combatem grande incêndio ao lado de condomínio no Jardim Veraneio

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Motta anuncia votação de urgência para projeto de anistia a golpistas

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Idoso acusado por estupro de netos em São Paulo é preso em MS

Últimas Notícias

Esportes

Atlético abre 2 a 0, joga com um a mais e cede empate ao Bolívar na Sul-Americana

Permitiu o empate por 2 a 2 na ida das quartas

Polícia

Homem é executado a tiros na frente da esposa em Dourados

A vítima morreu no local

Esportes

Botafogo cede empate ao Mirassol após abrir 3 a 0 e torcida vaia time e Ancelotti

Técnico Davide Ancelotti já vinha sendo contestado no cargo

Polícia

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

O veículo estava próximo a uma unidade da própria empresa